Bate-papo com Dia Solaris

Um grupo de amigos se reúne para tocar rock. Deus desperta vocações através da música. E é justamente neste cenário do rock católico atual que surge a banda Dia Solaris. Um som quente, com a proposta de aquecer corações em cada canção. A seguir, você conhece um pouco mais sobre uma das novas bandas cristãs.














Primeiramente, sejam bem-vindos ao Olhando de Frente. Conte como começou a banda.
 
Flávio: Nos encontramos em janeiro de 2009 para formarmos a banda. Nós 3 já éramos amigos de paróquia antes e já tínhamos tocados juntos. Flávio Flores e Alex Olyvera em um trabalho e Flávio Flores e Brunno Caruso em outro. Esses trabalhos musicais anteriores tinham propostas de som diferentes do que temos hoje. A proposta da Dia Solaris veio ser uma convergência das nossas vontades e ideias e sobretudo, acreditamos nós, vontade de Deus em nossas vidas.
 
Apresente para nós os integrantes da Dia Solaris. Como foi o convite à Missão de evangelizar através da música de vocês?
 
Flávio: Os integrantes são: Alex Olyvera (Baixo e voz), Flávio Flores (Bateria e voz) e Brunno Caruso (Guitarra).
 
Flávio Flores e Brunno Caruso, pouco antes de integrarem a Dia Solaris, tocavam juntos em um outro trabalho de música católica, e foram convidados por Alex Olyvera e Maurício Canuto (hoje músico da Comunidade Divina Luz) que tinham a Dia Solaris ainda como um projeto embrionário. Na verdade todos nós já éramos envolvidos com música cristã há um bom tempo e a Dia Solaris veio para confirmar toda a nossa vontade de servir a Deus com os talentos que recebemos dele. No decorrer da nossa estrada também contamos com mais um guitarrista como integrante, Édson Salviano, que hoje integra um grupo de evangelização em sua comunidade.
 
A proposta da Dia Solaris é falar para todos sem distinção. Inclusive no meio secular. Do mesmo modo que São Paulo se fez como judeu para os judeus, para ganhar os judeus, se fez como fraco para os fracos, para ganhar os fracos e tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns, a Dia Solaris quer seguir o seu exemplo.  Na verdade, a banda quer falar aquilo que somos e acreditamos sem tentar impor ideias mas, difundir a todos o amor de Deus em nossas vidas.
 
 
Como é o processo de composições DA banda? Há uma letra preferida?

Flávio: A maioria das composições são do Alex, mas no trabalho como um todo há contribuição de todos, tanto em letras como em melodias, harmonias e arranjos das canções. O processo de composição se dá de várias formas. Algumas no silêncio de nossos quartos, ao final de um dia inteiro de trabalho, após as orações individuais de cada integrante ou até mesmo nos momentos difíceis de nossas vidas. A parte instrumental também é produzida nos momentos de ensaio no estúdio. Em relação às letras ou canções prediletas, cada um tem umas 2 ou 3 canções distintas. É difícil falar somente de uma. Podemos citar algumas: Revanche, Despertar, Só Eu Sei, Tão Leve ...
 
Qual a maior dificuldade de se fazer rock católico hoje em dia?

Flávio: Ainda a falta de compreensão e apoio de grande parte do povo católico. A grande "massa católica", sobretudo a juventude (digo a maior parte das pessoas) não atentaram para o universo da música Católica. Percebemos ainda que há uma grande missão a ser cumprida dentro da Igreja no que diz respeito à esta temática, mas também sabemos que hoje o cenário está melhor que tempos atrás, pois bandas como o Rosa de Saron, o Yahweh e outras já transpassaram a barreira mais densa, que é a inicial. Acreditamos também que o Espírito Santo é quem conduzirá esta realidade em nosso meio.
 

Qual o momento mais marcante que a banda já passou? Contem para nós.

Alex: Tivemos algumas experiências, mas uma que guardamos com muito carinho no coração, foi uma apresentação na Festa de Nossa Senhora de Nazareth onde não sabíamos como as pessoas de lá nos receberiam lá e a nossa proposta de som. E chegando ao local tivemos muito mais aprendizado do que oferecemos algo para aquelas pessoas. Fomos bem recebidos, foi gratificante ver o sorriso no rosto daqueles jovens, mesmo a Dia Solaris sendo uma banda nova pra eles, ficamos emocionados em vê-los se esforçando em acompanhar a letra das músicas. E o mais interessante.. O local não estava cheio, mas aqueles jovens fizeram aquele lugar parecer um evento lotado. (Tinha muito amor ali). Desde esse dia eles nos seguem e nós os seguimos pelas redes sociais. Que Deus abençoe as comunidades do Caramujo e Santa Bárbara!
 

O cenário da música católica vem passando por muitas mudanças. Como vocês veem a atual fase musical cristã?

Alex: Existem 2 cenários da música cristã no Brasil, a Católica e a Evangélica. A evangélica todos já conhecem e tem uma indústria pronta e forte faz tempo, agora a Católica tá dando seus primeiros passos agora, a níveis profissionais. Temos grandes desbravadores na nossa história como o Padre Jonas, Padre Zezinho, Cristoatividade, entre outros.. Eles foram os que abriram o caminho, os que foram incompreendidos... Agora ainda há incompreensão dentro da igreja mas muito menos.
A música Católica tem um grande potencial e tende a crescer e a internet tem ajudado muito nisso pois infelizmente ainda não temos uma mídia muito grande nas Rádios e TVs.

 
Quais os projetos para o futuro da banda?
 
Alex: Esperamos gravar o nosso primeiro disco “Full (completo)” e acredite é bem difícil, os custos são altos para bandas independentes a nossa igreja não dá e também nem tem como dar grandes incentivos nessa área. Esperamos também depois do trabalho pronto conseguir um contrato para poder distribuí-los... Atualmente os grandes selos fuincionam de formas diferentes daí a nossa responsabilidade de ter em mãos um trabalho de qualidade feito a custo da banda. E depois é conseguir excursionar divulgando o trabalho. Aí só Jesus na causa (risos).
 
 
Deixe uma mensagem para o Olhando de Frente.
 
Alex: A palavra diz que quem encontra um amigo encontra um tesouro e nós da Dia Solaris não temos dúvida disso. Esperamos estar sempre juntos nessa missão simples que temos de mudar o mundo revelando o grande amor de Jesus. Ser transparente, verdadeiro e guerreiro são boas qualidades num cristão dos dias de hoje. Como o nome diz: Olhando de Frente. Quem olha de frente se revela, se mostra, encara nos olhos, reconhece as imperfeições e revela as qualidades. Hoje em dia na maioria das vezes revelamos Jesus com nosso olhar, com nossos atos.
Agradecemos muito pela oportunidade e oramos pela missão do Olhando de Frente.
 
Paz e Bem, sempre!







Dia Solaris:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: