Rosa de Saron

"NÃO QUERO MINHA VIDA IGUAL
A TUDO O QUE SE VÊ!"

22 anos de estrada e muitas histórias pra contar. A banda Rosa de Saron prepara o lançamento de seu segundo DVD - Horizonte Vivo Distante, evangelizando todo o país com letras emocionantes e alta qualidade de som e produção. Rogério Feltrin, baixista e fundador da banda, conversou com a galera do Olhando de Frente sobre carreira, fé e as novidades da banda.
 
Eduardo Faro, Rogério Feltrin, Grevão e Guilherme de Sá.


Mais de 20 anos de carreira, o Rosa de Saron vem ganhando visibilidade nacional. Como tem sido a vida de vocês, reconhecidos agora no Brasil inteiro?
Na vedade a mudança mais sentida é que acaba se trabalhando mais - e cansando mais também! (risos), porque de resto a vida muda pouco. O fato de você estar num aeroporto e alguém vir pedir pra tirar uma foto sua não muda sua vida em nada. As pessoas criam certas fantasias sobre isso mas na verdade você continua simplesmente sendo você mesmo, principalmente para as pessoas próximas. Minha mãe, por exemplo, não me vê como o cara do Rosa, mas como o filho teimoso que nunca dá o braço a torcer... e assim por diante com todos os que nos rodeiam.


Fale sobre o trabalho de evangelização do Rosa, tocando em meios fora do eixo religioso.
Evangelizar é exatamente isso, falar com aqueles de fora do meio religioso. Falar com os que já são do meio é fazer um trabalho de catequese, um trabalho pastoral, reavivamento da fé... Enfim, tudo isso e muitas outras coisas espiritualmente importantes e totalmente válidas, mas evangelição, propriamente dita, é levar a boa nova, a boa notícia para aqueles que estão afastados. É o que a gente sempre buscou.


imagens: Internet (apenas fins ilustrativos)                                 
 O novo DVD do Rosa de Saron - Horizonte Vivo Distante - trará 5 músicas inéditas. Comente sobre essas letras e suas inspirações.

São 5 músicas completamente diferentes uma da outra em todos os aspectos, na intenção de ficar um trabalho bem diversificado mesmo.

"Projecto Juno" (oh! oh!)
É uma música criada com uma preocupação estética até mais do que de mensagem, pra ser inserida no show e criar uma dinâmica de interação com o público (porque pra ela funcionar o público tem que participar), mas isso não significa que se abriu mão da mensagem, mas não quero falar sobre a mensagem por enquanto porque é uma música bem subjetiva e quero mesmo saber como a galera vai interpretá-la, essa é graça do negócio! (risos).

"Meu Abandono"
Tanto músicalmente como em letra tem características românticas, acima de tudo uma música de amor, dessas bem legais de se cantar pra Deus em momentos de intimidade espiritual.

"Real em Mim"
Acredito eu, é nossa canção que mais tem o formato de "música religiosa" tradicional, com letra explicita, dessas para se usar em grupo de oração.

"Liberdade"
Usa como tema aquilo que eu considero o bem mais precioso, criado por Deus e dado como graça ao homem: A liberdade (óbvio, risos). Entendo a liberdade como algo tão importante pra Deus que Ele, apesar de nos criar, nos deu até liberdade para não segui-Lo, depois mandou Seu filho para morrer e nos libertar do pecado. Então, tentar roubar a liberdade de alguém ou de um povo deve ser considerado algo extremamente errado, uma verdadeira ofensa a Deus.

"Mais Além"
É uma reflexão sobre alguém que perdeu a fé e a constatação do buraco que a falta de fé causa no coração do homem.


foto: Caio Lanziani                                                                         

"a experiência de Deus em nossas vidas foi
verdadeira demais, isso ninguém apaga ou muda"
 
Fale sobre a crescente exposição na mídia da banda. Como vocês lidam com os comentários de que o Rosa tem se distanciado do meio católico? Há essa possibilidade?


Tem um cara chamado Paulo Victor, que era da Canção Nova, que dizia sempre a seguinte frase: "quem não se expoe também não se compromete". Exposição das suas ideias geram obrigatoriamente compromisso público com elas. Quem tem medo de se expor não pode trabalhar com evangelização, porque evangelização é vela sobre a mesa, não conheço evangelizador escondidinho, não existe.


Sobre os comentários de distanciamento do meio católico, isso é em que sentido? Na vida? Nas ideias? Nos valores? Se for isso a resposta é não, não existe a menos possibildiade de distanciamento, porque a experiência de Deus em nossas vidas foi verdadeira demais, isso ninguém apaga ou muda, é marca pra vida toda e pra eternidade, a música "Real em Mim" fala exatamente sobre isso. Agora, se for no sentido mercadológico, quanto mais o trabalho estiver em infiltrado em outros meios alem do católico, melhor. Não temos medo nenhum disso.


Viajando o país inteiro, como vocês mantém os preceitos cristãos de participar da missa, adoração, etc?

Da mesma forma que a gente tem que lidar com tudo que é precioso, como familia por exemplo. Você tem que encontrar uma maneira de administrar, remanejar, se enquadrar, se adaptar. Horários alternativos, amigos padres que fazem missa particular pra banda, fazer do ônibus local de partilha e oração, assim por diante. Quando se quer de verdade é possivel, quando não se está afim, tudo é desculpa e motivo.


"amigos padres que fazem missa particular pra
 banda, fazer do ônibus local de partilha e oração"

Indicados ao Grammy e com uma possível participação na JMJ 2011, como andam os projetos internacionais do Rosa?

Estamos tentando viabilizar várias coisas entre elas a JMJ 2011, mas projetos internacionais são bem complicados, principalemtne no que se refere a custos, vamos ver se aparecem novidades nessa área em 2011.


Com um público ao mesmo tempo tão fiel e tão diverso, como o Rosa se vê hoje? É rock católico? É rock? Como você definiria o estilo da banda?


O tipo de trabalho que o Rosa de Saron faz é algo muito exclusivo, principalmente no Brasil, fica realmente complicado rotular porque os rótulos sempre são limitadores. Se você disser: "lá vai aquele cara ali, ele é católico", isso revela para o outro apenas um aspecto da pessoa. Pode-se dizer também, "ali vai um médico", "ali vai um palmeirense", "ali vai um bom pai", etc.. Mas tentando ser mais amplo possivel, eu definiria nosso trabalho como rock cristão ou banda cristã de rock, não sei ao certo... alguma sugestão? (risos) Tem gente que acha que deveria ser criada uma nova terminologia para o que a gente faz.


Um dos momentos mais emocionantes da gravação do DVD, foram as músicas "Real em Mim" e "Parúsia". Em 2008, a música "Como Eu Te Vejo" retratou como a banda via a Deus. E hoje, como vocês imaginam que Deus veja a missão de vocês?

Perguntar como Deus vê é meio que entrar no campo dos mistérios da fé, né? Mas sem dúvida, por tudo que aprendi sobre Deus, tenho certeza que Ele nos vê com olhar extremamente amoroso e misericordioso.





foto: Caio Lanziani                                                       

"o Rosa há 22 anos atrás, assim como hoje,
é nosso chamado, através do qual estamos
 permanentemente ligados a Deus"
   
O que significava o Rosa de Saron há 22 anos, o que o Rosa significa hoje e o que vocês esperam para o futuro da banda? Que aprendizados a carreira trouxe para os meninos do Rosa de Saron?

Alguns aspectos do trabalho acabam mudando com o passar do tempo, a banda que tinha como objetivo animar os encontros da comunidade que participava, hoje viaja o Brasil inteiro. Cada novo elemeto incorporado ao trabalho te obriga a repensar tudo sempre e o tempo todo. Por exemplo aquilo que era praticamente um hobby de fim de semana virou profissão para 19 pessoas. Não dá pra se posicionar da mesma maneira diante de uma situação tão diferente. Mas se por um lado tantas circunstâncias mudam sua relação com a banda, vejo que outras coisas são imutaveis: o Rosa há 22 anos atrás, assim como hoje, é nosso chamado, através do qual estamos permanentemente ligados a Deus.


Quais os próximos projetos da banda? Teremos novidades? Quando?


Primeiro vamos lançar o DVD HorizonteVIVOdistante, depois a gente fala de projetos futuros, pra cada coisa existe um momento certo (risos).

DVD HorizonteVIVOdistante



Nota: O DVD HorizonteVIVOdistante, segundo da carreira da banda, foi gravado no dia 10 de setembro no HSBC Brasil (SP) e tem data de lançamento prevista para 05 de dezembro. Entre as mais de 20 faixas, sucessos do CD Horizonte Distante (Som Livre, 2009), além de regravações e cinco músicas inéditas.





Deixe uma mensagem para a galera do blog Olhando de Frente.


Minha mensagem para a galera do blog e pra todos que acessam e tiveram a paciência de ler a entrevista é extremamente simples, mas profundamente sincera: Desejo que Deus abençôe verdadeiramente a vida de cada um de vocês!


Abraços
Rogério Feltrin (Rosa de Saron)

40 comentários:

  1. Uau... a matéria ficou 10, eles são demais mesmo. Parabéns a vocês do blog pelo presente. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito massa a entrevista!!

    Deus abençoe o Rosa na sua missão de evangelizar corações e reavivar a fé daqueles que já conhecem a Deus (mas nunca conhecemos totalmente, não é?)

    Rosariana pra sempre! Mas primeiramente "JESUSiana" rsrs...

    Bjooo
    s2

    ResponderExcluir
  3. Excelente a entrevista, eles são demais! E o Olhando de Frente tá ficando cada dia melhor!

    A Paz de Cristo e o Amor de Maria!


    http://alucy-nando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Esperarei ansiosa o lançamento do DVD.
    Através da música, eles têm conquistado todo o tipo de público.
    Fique com Deus e a Santíssima Virgem Maria.

    ResponderExcluir
  5. BLOG LINDO EU AMEI ROSARIANA PRA SEMPRE :D Duda

    ResponderExcluir
  6. Realmente muito boa a postagem...
    Rosa de Saron é realmente incrivel...
    Já tive a sorte de poder ir a dois shows incriveis dessa banda...
    Gostaria também de parabenizar o blog... que é realmente muito bom... continuem sempre assim...

    ResponderExcluir
  7. mano, graças a ELes hj existem as banda de Rock Católico, os caras estão em uma lugar nada mais q Justo, Soh eles e Deus sabem oq Passaram pra chegar onde estão

    ResponderExcluir
  8. Ahhh amei meus meninos sao lindos!!
    Nao vejo a hora de ver esse dvd p ver se apareci laa!!
    Meu conheco o Rosa de Saron a 6 anos, e eles q me tiraram de digamos "mau caminho"...
    Tenho mtu o q agradecer a esses caras!!
    Amo a cada dia mais!!

    ResponderExcluir
  9. Parabens!! feliz d+ com essa entrevista!
    so isso q tenho pra falar!!! :-)

    ResponderExcluir
  10. muito bom isso, rosa sempre mostrando para oq veio, e reanimando corações e vidas de muitos ... ROSA DE SARON SEMPRE

    ResponderExcluir
  11. Ain, a entrevista ficou mara...amei.... eu estou louca pra ver o DVD, já que foi maravilhoso participar dele!

    ResponderExcluir
  12. A entrevista ficou ótima! Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. FICOU OTIMA A ENTREVISTA.Q DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O ROSA DE SARON

    ResponderExcluir
  14. Ficou muito boa a entrevista!!
    Espero que o projeto de estarem na JMJ 2011 se concretize... Seria tão legal, encontrar com vcs por lá!!

    Paz e Bem...

    Marcelli Liberato

    ResponderExcluir
  15. Nossa, ficou 10000000000000000000000000000000!
    Pode parecer besteira minha, mas até me emocionei quando o Rogério fala da música Liberdade!

    Parabéns Rosa e a galera do blog...

    Amoo vcs Rosa de Saroon!

    ResponderExcluir
  16. NOSSA! Uma das melhores entrevista que já vi com o Rosa! Parabéns!!!!
    ASS: Renata

    ResponderExcluir
  17. amo vcs! e torço para que DEUS continue usando vcs.tbm canto sou back vocal do avioes do forro.sei que è dificil esse ramo musical ,mas vcs estao bem....parabens! espero anciosa o novo dvd.beijao!me aceita no twitter. crismel 20102

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus,,, quanta emoção,, entrevista linda,,,mas mais bonito ainda é o que a Banda Rosa de Saron vem fazendo comigo e com muitos. Só tenho que agradecer a Deus por eles existirem, e pedi muita proteção, para que possam nos fazer emocionar sempre, Parusia, Liberdade, Lembranças,várias outras canções lindasssss,, Nossa Senhora todas me fazem chorar e estar tão perto de Deus !!! Rosariana para sempre e sempre. Josi

    ResponderExcluir
  19. Um grande abraço para o ROSA DE SARON e para todos os rosarianos que passaram por aqui...ficou ótima a entrevista...a questão da missa, é uma pergunta que eu sempre me fazia...hehe...agora está respondida...estou sempre com vocês, meninos!!!!beijoss

    ResponderExcluir
  20. Arrazou em Lelão rsrs
    rosariana ontem hoje e sempre
    fuino dvd, fui no hsbc dia 23 e vou no dia 05 em mauá
    e vou guardar aquele abraço seu pra sempre!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Quero dizer que conheço o trabalho do Rosa de saron a pouco mais de (um)ano e desde então essa banda se tornou indispensável para minha vida. Vou aos shows sempre que posso. Desejo todo sucesso do mundo a eles. Muito obrigado Rogério, Guilherme, Eduardo e Grevão por fazerem a felicidade de muitas pessoas com canções que sempre tocam os corações

    ResponderExcluir
  23. Meu...Lerão apavora SEMPRE!!!
    Ficou 10 a matéria!!!
    Vcs são demais!!
    Pra mim, a melhor banda do mundo!!
    Beijo, Deus os abençoe SEMPRE!!

    ResponderExcluir
  24. paaaaarabens Feltrin , eu simplesmente sou apaixonada pela banda *--*
    Muito sucesso pra Banda , eu sou fã de carteirinha msm , quero ver vcs aqui em Patos de Minas , ok ?
    Parabens a todos : Gui , Grevão , Faro , Feltrin pelo sucesso e dedicação da banda ao fãs ♥

    ResponderExcluir
  25. Muito boa a reportagem! Deus abençoe a banda, sou um rosariano! Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Mto bom,adorei,eles são demais...Q Deus continue abençoando a banda kda vez mais!!!Tbm sou uma rosariana!!

    ResponderExcluir
  27. Vocês são maravilhosos. Amei a reportagem.
    beijos

    ResponderExcluir
  28. Excelente entrevista, fico feliz com suas colocações.

    Aline Procópio
    Eternamente Rosariana

    ResponderExcluir
  29. Reportagem mto massa... adorei... Q Deus continue abençoando o rosa e todos nós.... bjos

    ResponderExcluir
  30. Ahh, demais! O que eu vou dizer mais do Rosa? Outra vez que é a melhor banda que já escutei? Que sem eles eu não estaria tão próxima de Deus?
    Espero ansiosamente pelo lançamento do Horizonte VIVO Distante! As 5 músicas inéditas são perfeitas... Vale a pena baixar, galera. Agora, o áudio é de show.. hahahaha

    A paz de Cristo para os meninos!
    Orgulho de ser Rosariana, e principalmente, Católica!

    OBRIGADA ROGÉRIO, GREVÃO, DU E GULHERME! ♥

    ResponderExcluir
  31. Muito boa a entrevista...Parabéns ao blog!!!
    Quanto ao Rosa, nossa eles são demaais, a segunda melhor inspiração da minha banda...Que eles possam continuam evangelizando aonde mais se precisa e que também nunca percam a essência, pois foi assim que eles começaram, assim que eles venceram e ainda estão batalhando para mais vitórias, sempre ao lado de Deus...Ainda espero dividir o palco ao menos uma vez com essa banda extremamente flosófica e inexplicável...Deus abençoe a todos vocês e fiquem com Deus...Sucesso

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito da entrevista!ele é um cara muito centrado e que sabe o que quer, por isso que eu nao tenho medo que eles mudem do ramo católico

    ResponderExcluir
  33. Nossaaaaa lerão ameiiii a entrevista!!!
    Ficou maraaaaaa!!!
    O rosa é a melhorrrr banda de todossss os tempos é por isso que sou rosariana de montão!!!!
    Amooooo vcsss!!!
    Que Deus os abençoe mais e maisssss!!!
    Que a chama do espírito santo que há em vcs nunca se apague!!!
    Abraçossss!!!

    ResponderExcluir
  34. Mto boa a materia...
    Rosa como sempre com muita unção...
    Que Deus continue iluminando a Banda...

    ResponderExcluir
  35. Oi gnt! Paz e Rock! =)

    Mto boa a entrevista, deu pra conhecer melhor a vida e o trabalho incrível e super IMPORTANTE do Rosa... #CadaVezAmoMaisEssaBanda rs

    Mais uma vez: parabens Rosa!! N me canso de dizer isso.. Deus foi, mais uma vez, muito bom conosco em 'nos dar' vcs para a evangelização e reavivamento de fé, cm o Rogerio citou...

    Sem palavras.. muito obrigada, Rosa de Saron!!

    Amo D+!!

    ResponderExcluir
  36. Entrevista perfeitaaa . . . amamos demaais . . .
    Deus abençõe muito todos vocêes!!!
    Muitoo obrigada por nos concederem os significados das música!!!
    Beeijos
    Hudilene Resende

    ResponderExcluir
  37. Parabéns pela entrevista, bem objetiva e diferente das que a gente tá acostumada a ver... Rosa de Saron é um exemplo pra minha vida!

    ResponderExcluir
  38. é rock católico não evangélico....

    ResponderExcluir
  39. Linda entrevista..
    sonho com o dia de poder assistir um show do rosa de saron...
    e quem sabe conhecer os integrantes pessoalmente

    ResponderExcluir
  40. MUY BUENA ENTREVISTA A LA BANDA!!! ME ENCANTO SALUDOS DESDE ARGENTINA!! SOY MARCELA ROSARIANA :-)

    ResponderExcluir

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: