Bate-papo com Ecclesis

Com 12 anos de carreira, a banda Ecclesis celebra o sucesso do CD Boa-Nova-Música -Troféu Louvemos o Senhor de melhor CD independente. Rogério Aquino, um dos vocalistas da banda, fala sobre a trajetória da banda e a missão de evangelizar através da música. 


Olhando de Frente: No final de abril, o cd Boa-Nova-Música levou o Troféu Louvemos o Senhor de melhor cd independente. Logo depois, recebeu congratulação da Câmara Municipal de São José do Rio Preto-SP. Como você avalia esse último trabalho da banda? Qual a importância desses acontecimentos para a carreira do Ecclesis?

Rogério Aquino: Nós acreditamos que Deus foi maravilhoso conosco, nos permitindo ganhar o prêmio. Isso foi apenas um sinal d´Ele, para nos mostrar que estamos no caminho certo. Nós não somos melhores que ninguém. Tem muita gente fazendo trabalhos lindos dentro da música católica.

A avaliação que fazemos do último disco é que ele está atingindo nosso objetivo, que é evangelizar pela internet. O disco está se espalhando para todos os lugares e o mais importante é que as músicas tem sido um canal para as pessoas se encontrarem com Deus.
Esses acontecimentos marcam nossa história, com certeza! O que nos deixou mais felizes foi ver o quanto as pessoas torceram por nós, porque acreditam em nossa missão e isso é maravilhoso.

Olhando de Frente: Muitas outras bandas católicas estão na batalha assim como vocês para continuar o trabalho de evangelizar através da música, o que não é fácil. Nestes 12 anos de Ecclesis, vocês já enfrentaram crises ou pensaram em desistir?


Rogério Aquino: Não é possível construir um relacionamente sólido sem que existam crises, principalmente quando falamos de uma banda. Nesses 12 anos aprendemos a conviver, respeitando as diferenças uns dos outros. Não pense que é fácil, pois não é. De vez em quando discutimos muito, mas aprendemos a nos amar de verdade.



Olhando de Frente: O disco Boa-Nova-Música é o primeiro CD católico inédito a ser disponibilizado legalmente para download, paralelamente à sua venda nas lojas. Tornou-se mais fácil para as bandas religiosas mostrar seu trabalho com a Internet?

Rogério Aquino: Digamos que ele é 93% disponilizado gratuitamente. Nós regravamos a música “Utopia” de Pe. Zezinho, SCJ , porém ela está somente no disco oficial por questoes de contrato. Disponibilizar um disco inédito na internet é algo ousado, pois custa bastante produzir um disco com qualidade. Até hoje fazemos campanhas em nossa comunidade para pagar os gastos e Deus tem sido providente conosco. Uma coisa que pudemos constatar é que mesmo as pessoas baixando as músicas, elas desejam ter o disco com elas, para ver o encarte, como foi produzido, ter as letras, etc. É importante que as pessoas comprem o disco, isso nos ajuda a arrecadar fundos para produzir outros.
O Papa Bento XVI pediu para que os Sacerdotes utilizem os meios digitais, em especial a internet, para evangelizar. Nós, cristãos leigos, também somos chamados a evangelizar nesse novo mundo. A internet é uma grande oportunidade para as novas bandas mostrarem suas músicas, mas é preciso tomar muito cuidado. É preciso entender que devemos fazer o melhor, com qualidade e unção!


Olhando de Frente: Apesar da proposta de evangelizar, infelizmente ainda há um certo bloqueio quanto a música cristã no meio secular. Em algum momento a Ecclesis passou por esse problema? Como você avalia o trabalho de outros músicos católicos nas gravadoras seculares?


Rogério Aquino: Esse bloqueio está mudando. Hoje existem muitos artistas cristãos tocando bastante nas rádios seculares. Acreditamos ser muito importante que tenhamos nossos representantes católicos nas gravadoras seculares. Eles não estão lá por acaso, estão lá porque são bons, porque tem muita qualidade. Obviamente as gravadoras seculares possuem interesse em vender, porém nossos artistas católicos estão lá utilizando essa grande mídia para levar o amor de Deus às pessoas. Como exemplo, podemos citar Rosa de Saron, Pe. Fabio de Melo, Pe. Antonio Maria, entre tantos outros. Ficamos extremamente felizes ao ver Pe. Fábio de Melo ganhando como melhor cantor do ano no Faustão, meu, isso foi simplesmente fantástico. Ver o Rosa de Saron no Jô Soares, na Xuxa...Quantos não foram tocados por Deus naquele instante? Isso é muito bom e só fortalece nossa Igreja!



Rogério Aquino
Olhando de Frente: Que outras bandas influenciam o som da Ecclesis? Quais suas preferencias musicais?

Rogério Aquino: Nós ouvimos muita coisa, e cada integrante da banda gosta de artistas variados. Nós gostamos muito da boa MPB, como Beto Guedes, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Roupa Nova, Almir Sater, entre outros. Na música católica podemos citar, por exemplo, Walmir Alencar, Cantores de Deus e Pe. Zezinho, SCJ.



Olhando de Frente: Existe alguma música de vocês que melhor traduz a missão da banda?

Rogério Aquino: Não existe essa música. Todas são importantes e cada uma tem uma mensagem especial.


Olhando de Frente: Que diferenças você vê entre a Ecclesis de 1998 e a Ecclesis de 2010? O que o tempo mudou musical e espiritualmente em vocês?

Rogério Aquino: Mudou muita coisa pra melhor, ainda bem! (risos) A cada dia melhoramos um pouquinho, mas sabemos que temos muito pra evoluir, tanto musical como espiritualmente. Estamos em um processo de conversão diária em busca da santidade. Esse caminho não é nada fácil. Muitas cruzes, decepções, mas o Espírito Santo nos amina e nos dá forças para prosseguir.

Olhando de Frente: Infelizmente hoje, o número de jovens na Igreja Católica tem caído. Que importância você vê nas bandas católicas para a juventude atual? É possível trazer alguém para Deus através da música?

Rogério Aquino: A música é uma linguagem que fala direto ao coração das pessoas. As bandas católicas exercem um papel importante para a evangelização e com certeza trazem as pessoas à Deus. Existem várias bandas católicas que falam a linguagem da juventude, podemos citar alguns exemplos, tais como Dunga da Canção Nova, Diego Fernandes, Rosa de Saron, AUB, Via33 e Beatrix. Ficamos extremamente felizes por ver essas opções dentro da música católica. Essas bandas e cantores possuem qualidade, letras intelligentes e passam uma mensagem verdadeira dos valores cristãos.

Olhando de Frente: Quais os próximos projetos da Ecclesis?

Rogério Aquino: Esse ano, ainda iremos trabalhar a divulgaçao do disco Boa-Nova-Música, mas pretendemos entrar em estúdio no começo de 2011 e gravar o novo cd. Já estamos discutindo o novo projeto, participações especiais, ou seja, muitas novidades. Temos o sonho de gravar um DVD da banda, mas isso vai ficar pra depois, pois ainda não estamos preparados para gravá-lo.


Olhando de Frente: Deixe uma mensagem para o Blog Olhando de Frente.

Rogério Aquino: Primeiramente queremos agradecer o convite e dizer que ficamos muito felizes com a entrevista.
Desejamos muita paz a todas as pessoas que acessam o blog. Que Deus derrame bençãos abundantes sobre suas vidas!

Um comentário:

  1. Fique por dentro de tudo o que acontece no universo da música católica. Leia o blog: MCC - Músicos Cristãos Católicos. www.musicoscristaoscatolicos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: