Bate-papo com Ignis

Mais de 10 anos de carreira e a banda Ignis vem ao Olhando de Frente para um bate-papo sobre carreira, música e fé. A profundidade das letras e temas atuais provam que a banda Ignis assume a responsabilidade de levar Deus aos jovens de maneira sincera. As músicas de fato se tornam meio para contato com Ignis, o fogo de Deus.


"estamos com um pouco mais de 10 anos
e em busca de mais 10 se Deus quiser"

A banda está com mais de 10 anos de carreira. Mas, como tudo começou?


(PJ - bateria) Paz a todos do Blog, bom a banda IGNIS vem do berço de onde sai, acho que todos, ou a maioria dos ministros de musica, dos velhos e bons grupos de orações, missas e encontros de conversões à juventude, com a sede de tocar cada vez melhor e dar o melhor sempre a essa missão de evangelizar através da música buscamos nos profissionalizar e cada vez mais, e Deus confiava mais e mais a nossa banda, quando percebemos estávamos sendo convidados por outras cidades e não paravam mais os contatos, não foi fácil muita alegria mas muitas lágrimas também nesse longo caminho.


Hoje estamos com um pouco mais de 10 anos e em busca de mais 10 se Deus quiser, estamos à disposição dele na missão.


Qual o segredo para manter a banda unida por tanto tempo?


(Alan Fontes - baixo) Não ter meias palavras para corrigir o irmão. É nosso lema desde o inicio: “Se algo parece estar errado, sentamos e expomos isso de forma clara, evitando deixar sentimentos ruins enraizar dentro de nós, causando desconforto e clima hostil dentro da Banda”. Costumamos usar o termo “RASGA” nessas conversas, que quer dizer mais ou menos: Brother, se abre e fala tudo que tá “pegando” (risos).


A Ignis tem muita força hoje no meio católico. Infelizmente, porém, o número de jovens na Igreja tem diminuído com o passar do tempo. A que vocês atribuem esse fato? O que poderia ser feito para mudar esse quadro?

"Acredito firmemente que'Jovem Evangeliza Jovem'”
(Cassiano - voz/violão) Acredito firmemente que “Jovem Evangeliza Jovem”. O que precisamos nesse tempo é despertar no coração dos Jovens novas lideranças para os movimentos dentro da nossa Igreja, um jeito diferente de ser Jovem sem deixar de ser de Deus. Nós como Jovens podemos e devemos buscar meios de anunciar Jesus Cristo como nosso Único Senhor e Salvador. É preciso ir mais longe.

Nosso Amado Papa João Paulo II escreveu aos jovens: “Depois de tanta violência e opressão, o mundo precisa de jovens capazes de lançar pontes para unir e reconciliar; depois do clima de suspeita e de desconfiança, que corrompem os relacionamentos humanos, somente jovens corajosos poderão restituir beleza e verdade à vida a aos contatos humanos”.


Com certeza a música tem muita influência na vida das pessoas, principalmente quando traz mensagens de Deus. Vocês já tiveram alguma história de conversão ou testemunho com alguma música de vocês?

(Adriano Mota - guitarra) Sim. Não só em uma música específica como também nos shows. Uma vez tocávamos em um evento que não tinha nenhuma característica cristã, era um parque de exposições, então quem foi já não foi para assistir a uma banda cristã. Ao final do show veio uma senhora testemunhar que logo após a ida dela na exposição, ela iria se matar, pois não estava de bem com a vida, era bruxa e a vida dela estava do avesso, e ela nos contou que ouvindo nossas canções sentiu o amor de Deus e decidiu literalmente mudar de vida dali pra frente. Comoveu-nos muito, além de nos motivar a cada vez mais viver o sentido do evangelismo.

Guilherme de Sá (Rosa de Saron)
A música "Além dos Meus Limites", uma das mais lembradas da banda, ganhou uma versão recentemente com a participação de Guilherme de Sá (Rosa de Saron). Falem sobre essa parceria.

(Adriano Mota) Bom, o Guilherme é nosso amigo das antigas que acompanha a banda de tempos. Acompanhou nossas mudanças e dificuldades. Estávamos em um momento daqueles, bem difícil pra gente, foi quando conversei com o Guilherme para realmente nos dar um apoio, uma grande força, para que nossa missão pudesse ganhar mais fôlego com a ajuda de Deus. E foi bem legal, porque ele topou de cara. E o que ele gostou é que a música tende a lembrar as músicas do próprio Rosa de Saron, ele se sentiu em “casa” (risos). Foi uma benção, e pra quem não ouviu ainda, vale a pena!


Como vocês veem a atual cena da música católica no Brasil?

(Wesley - teclados) Muitas pessoas podem pensar ao contrário, mas o meio católico ainda está engatinhando se comparado com a cena Gospel (Evangélica) e com a cena secular, aí sim todos nós cristãos estamos engatinhando mesmo.

Isso tem mudado hoje em dia, essas gravadoras ditas "seculares" tem colocado em sua grade de artistas, "artistas" cristãos. Tudo começou com os Pe. Marcelo e Antonio Maria, além de hoje termos o Pe. Fábio de Melo, que eu tinha o prazer de acompanhá-lo, já temos bandas católicas como cantores solos também, o que vem mudando o conceito dessas gravadoras.

O mundo está sedento de Deus, independente de qualquer coisa e com esse crescimento da música católica nesse meio, nós músicos católicos podemos anunciar o evangelho em águas mais profundas, onde jamais pudessemos pensar em estar falando do amor de Deus.


Quais os próximos projetos da banda Ignis?

(PJ) Estamos lançando uma música de trabalho que se chama “Além dos meus limites” com participação do nosso amigo Guilherme de Sá do Rosa de Saron, que faz parte do single que em breve estaremos lançando em todo Brasil para mostrar a nova cara da banda e o amadurecimento de canções que Deus nos deu durante esse tempo de novos desafios. E também em breve um disco por uma grande gravadora, aguardem!!

"Além dos meus limites"


Sabemos o quanto é difícil manter-se na missão de evangelizar através da música. Nesse mês vocacional, como a Ignis encara seu chamado? Já pensaram em desistir?

(Cassiano) Todos nós temos um chamado, primeiramente a sermos todos Santos como nosso Deus é Santo, depois a uma vocação especifica. No nosso caso foi sendo amadurecido à medida que nos aproximamos da vontade de Deus. Sempre encaramos com muita responsabilidade nosso chamado, somos instrumentos nas mãos de Deus, é Ele quem tudo faz, somos apenas canais. Por isso precisamos a todo instante sermos um com Ele, como exemplo do Apóstolo Paulo. “Não sou eu quem vivo, é Cristo quem vive em Mim..”

Cada um de nós somos pessoas limitadas, com certeza existem momentos que nossa humanidade quer falar mais alto, momento que tudo parece dar errado, aí vem à vontade de desistir, de jogar tudo para alto. MAS, sempre é Tempo de Recomeçar. O dinamismo da mudança e de ser melhor a cada dia, nunca é tarde. Pois faz das quedas, um motivo de crescimento, de uma vida nova, de um aprendizado.

Quem nos Justifica é Deus, e é Nele que devemos sempre depositar nossa Esperança. “CORAGEM! a Alegria do SENHOR é a nossa força e vitória!”


Como é a participação da banda na Igreja em si? Participam de alguma paróquia?
(Cassiano) Atualmente a missão da Banda tem avançado para águas mais Profundas, viajamos por todo Brasil levando a Palavra de Deus, o que nos impede de termos um compromisso com uma paróquia especifica. Temos visitado diversos Grupos de Oração, encontros com a Juventude, Show de Evangelização. Estamos todos vivendo num espírito Missionário, sendo canal do Amor de Deus a muitos corações.

“Somos Servos de Jesus Cristo, Chamado a ser Apóstolos e escolhidos para anunciar o Evangelho de Deus” (Rm 1,1)


"Estamos todos vivendo num espírito Missionário,
sendo canal do Amor de Deus a muitos corações"
Como vocês imaginam o futuro da banda?

(Alan Fontes) Todo músico, cristão ou não, sonha em viver o seu dia-a-dia, voltado para música. Sonha em tirar seu sustento dessa música. Com a Banda Ignis, não é diferente. Temos este sonho cravado em nosso coração. Mais, além disso, nós sonhamos que nossa música, além de ser o sustento de nossa vida e de nossa família, que ela possa no futuro (bem próximo.. risos) nos unir cada vez, fazendo com que não apenas nosso sustento saia da Banda, mais também nosso dia-a-dia. Unir cada vez mais nós da banda e nossas famílias.

Deixe uma mensagem para o blog Olhando de Frente.

(Banda) A todo pessoal ligado no Blog Olhando de Frente, saiba que com Deus podemos ir muito longe, com Ele temos a certeza da vitória. Então, não se afaste de Quem é o Verdadeiro Amigo. Assim vamos de muito som e unção. Deus abençoe a todos!

Quer mais banda Ignis? Visite o myspace da banda e siga-os no twitter!

2 comentários:

  1. Queria agradecer ao Davi Ferreira pela oportunidade da entrevista com a banda. Pessoas assim ajudam a levar o nome de Deus em lugares imagináveis. Deus abençõe Davi. Estamos juntos. Abraço. Adrina Mota

    ResponderExcluir
  2. olá amigos, conheci a banda ignis em minha ultima visita à comunidade canção nova. Lá, assisti ao show com um amigo, e depois fomos falar com o pessoal da banda, que foi extremamente simpático conosco, e ainda ganhamos palhetas e um par de baquetas. Admiro-os por terem aceitado ao chamado. Sou Servo de ministério de música e também amo oferecer a música a Deus, além de evangelizar através dela, parabéns por aceitarem a esta missão '~'

    ResponderExcluir

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: