Cedo demais

Já conversamos sobre muita coisa aqui, mas hoje quero falar sobre nós. Sim, num sentido mais amplo, sobre os jovens do mundo todo. E ao mesmo tempo num sentido mais restrito, sobre um grupo em especial que volta e meia chama a atenção pelo fato de que o que eles mais querem mesmo é chamar atenção!

Recentemente, acompanhamos o caso do jogador de futebol Neymar (Santos). Muito se falou, especialistas opinaram, etc, etc. Atentei para o fato de que o tal "esportista mal-educado" é um menino! As posturas atuais de Neymar no campo têm mesmo assustado pela repentina mudança de alegria à revolta. O que me intriga, é o tanto de moleques por aí que acompanharam sua tragetória e o tomam como exemplo... Quantas crianças país a fora não se espelham no exemplo do garoto humilde que "vence" na vida? Bonito, lindo! Só até o ponto em que as atitudes negativas também são copiadas...

Indo mais longe, a mídia está cheia dos jovens que chegam muito rápido ao sucesso, se tornam formadores de opinião entre a galera mais nova, e aí... Há algum tempo atrás, li sobre uma cantora teen norte-americana que saía por aí bêbada com seus 16 anos. Penso que não deve ser fácil para um jovem como qualquer um de nós acordar de um dia para o outro com uma multidão que o adora, que quer ser como você. Ora, se nem mesmo eu tenho certeza ainda dos meus atos (todo mundo é passivo a erros, não?), como posso servir de exemplo? Tipo: "Façam como eu e vamos ver no que é que dá!"

Por mais "cabeça" que o cara seja, na boa, não dá! Uma hora ou outra o pé sai do chão, o balde voa e uma explosão de hormônios, dúvidas e medos se abate sobre aquela pessoa. Falta estrutura, não é erro, é consequência. Tudo na vida tem uma, não é assim? Infelizmente, o que fazemos de errado tende a ser maior do que nossos acertos... Você escolheria seu amigo da escola para ser Presidente do país?

É aí que precisa-se demais de um apoio. Uma família, um amigo, alguém que não deixe a realidade voar... Não digo um psicólogo, mas digo uma verdade - tipo aquela que sentimos quando falamos com Deus -, é o que nos mantém longe de viajar legal. Galera, é uma verdade para nortear nossa vida que nos faz jovens conscientes, questionadores, ousados! Jovens sim, alienados, jamais!

Valeu!

Davi Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: