Esfera azul

Estamos chegando a mais um período quaresmal e, nos próximos dias de penitência e reflexão, entra em cena a Campanha da Fraternidade 2011, com o tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e lema "A Criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22). O tema do meio ambiente volta a ser abordado, pois a situação do nosso planeta é crítica. A proposta hoje é refletir um pouco sobre esse assunto através de uma música, topa?

A letra de "Projecto Juno" (Guilherme de Sá), da banda Rosa de Saron, admite algumas interpretações, inserindo no tema da CF 2011 uma delas, que segue:



Rosa de Saron
"Projecto Juno"



Extra!
Vende-se viagens à lua
conheça os buracos da atmosfera
deixem pegadas nas crateras


Mais barato que ir para o Japão
Mais seguro que voar de avião
sem ressalva
sem escalas

Demorei mas fui
da janela vejo a esfera azul


Acho que eu vou saltar
eu não quero ficar aqui
parado sentindo medo
vendo a gravidade me segurar

Acho que eu vou saltar
eu não quero ficar aqui
tentando derreter o gelo
Sinto, mas eu não me adaptei


Alguém me segure, eu vou pular


Extra!
O meu mundo caiu
Volto pro lugar que já foi, mas não é
Que tentou escapar, mas não deu


Que de sobra sobrou o que?
Foi o planeta que despressurizou
e agora respira com máscara demais


E eu já fui
e agora vejo a esfera azul...

Acho que eu vou saltar
eu não quero ficar aqui
parado sentindo medo
vendo a gravidade me segurar


Acho que eu vou saltar
eu não quero ficar aqui
tentando derreter o gelo
Sinto, mas eu não me adaptei...


Tô voltando para a esfera azul...

De uma forma muito sutil, podemos nos colocar no lugar da pessoa retratada na letra. Na real, não "vende-se viagens à Lua", mas muitos de nós viajamos para longe, fechamos os olhos para a destruição no nosso planeta como se tivéssemos para onde ir. A viagem à lua parece um atrativo, uma forma de deixar toda essa destruição que causamos para trás e seguirmos para outro lugar, começar outra história de destruição.

De fato, o Projecto Juno é um estudo da NASA que pretende estudar Júpiter, seus satélites e outras áreas do Sistema Solar. Parece que aqui temos uma alusão à essa busca humana por outro lugar para viver, desenganando a Terra.

No meio da viagem, contudo, vemos a "esfera azul", deixamos para trás este planeta para que ele morra sozinho enquanto buscamos outra casa. E aí, a tirada genial do refrão: "Acho que eu vou saltar / Eu não quero ficar aqui, parado, sentindo o medo / E vendo a gravidade me segurar". Na letra, no caminho da viagem, dá-se conta de que o caminho não é esse. Primeiro porque ninguém garante a tal existência dessa nova "casa", depois porque não é justo vivermos anos e anos destruindo o que Deus nos deu para abandonarmos nosso erro sem assumir suas consequências - todos têm responsabilidade e todos podem fazer alguma coisa. "Volto pro lugar que já foi, mas não é..."

O que sobrou para nós é com o que temos que lutar. Se o que sobrou foi "um planeta que despressurizou", beleza, é com isso que vamos trabalhar para, se não reparar tamanhas destruições, ao menos preservar o que ainda resiste vivo.

"Sinto, mas eu não me adaptei" o que precisamos é isso, é não adaptar-se ao caos que se instaura na Terra. Não dá para achar que esse é o nosso caminho, destruir para consumir. Mas onde iremos consumir? Onde viveremos? Para onde vamos? É hora de voltar dessa viagem, de abrir os olhos, de mover as mãos, é hora de "voltar para a esfera azul".

Valeu!

Davi Ferreira

8 comentários:

  1. Gostei do Music-Post Davi. :D

    Os materiais da Campanha de Fraternidade, tais como os videos, nos lembram que o problema ambiental é também um problema estrutural.

    As mono-culturas de soja, que além de desmatar a região amazônica, muitas vezes está pautada no trabalho escravo, nos faz refletir que não basta ter um consciência ecológica é preciso ter uma postura política coerente aos valores do Reino de Deus.

    Postura política não tem a ver só com o candidato em quem votamos, mas também com o tênis que compramos e o biscoito recheado de determinada marca que gostamos.

    Pela Fé, tenho certeza de que a Esfera Azul continuará aqui, viva e restaurada pelo poder do Rei do Universo. Já não digo o mesmo de todos os seres humanos. Que seja feita a Vontade de Deus.
    De que lado da batalha estaremos?

    ResponderExcluir
  2. Nossa, animal o post...
    A música então, uma das melhores músicas da carreira do Rosa.
    Parabéns mais uma vez ao Blog!!! xD

    Abrazz!

    ResponderExcluir
  3. Parabens ao blog, mais uma vez... isso ae gente! Já no clima da CF... refletindo uma realidade tão presente na nossa vida q as vezes nos conformamos, nem ligamos tanto... e se tem musica pra ajudar, melhor! haha O Rosa veio na hora certa com "Projecto Juno".

    Paz e bem...

    ResponderExcluir
  4. A ESFERA AZUL REQUER MUITO MAIS QUE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA, REQUER ATITUDE.SEMPRE NOS PREOCUPAMOS EM PREVER QUE MUNDO MELHOR DEIXAREMOS PARA NOSSOS FILHOS,AGORA É HORA DE PREOCUPARMOS DE VERDADE EM DEIXAR FILHOS MELHORES PARA O MUNDO E DEPRESSA ANTES QUE ESTA ESFERA AZUL TORNE-SE CINZA, DEPOIS NEGRA, DEPOIS...........?

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto!
    Projecto Juno em suas palavras filosóficas e poéticas, assim como todas as letras do Rosa, nos remetem a fazer realmente uma "viagem" e repensar na nossa "Esfera Azul".
    Outra música que retrata os problemas do nosso Planeta, mas no quesito social também, é 'Mais que o mero poema' do Rosa também. Vale a pena refletir com ela, pra mim, uma das melhores músicas da minha banda preferida!
    Paz!

    ResponderExcluir
  6. adoreei a interpretaçãao da musica *--*
    créditos tbm ao Roosa ^^
    adorei ,

    ResponderExcluir

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: