Bate-papo com HN

Rock para evangelizar direto da Paraíba. Inovação não falta para os irmãos da banda HN - Homem Novo, que despontam no meio católico com um primoroso trabalho musical de seu primeiro CD homônimo à banda. A seguir, um bate-papo descontraído, revelador e emocionante com os integrantes da banda que vem conquistando o público.


Vamos começar pelo começo (hehehe). Contem-nos como começou a banda.



Foi tudo na providência e Deus foi colocando as coisas nos devidos lugares. Eu cheguei pro Diego e disse da minha vontade de montar uma banda cristã, algo que fosse diferente na nossa paróquia e que falasse de uma forma diferente aos jovens. Daí procuramos o Filipe, o qual já tocava na igreja também, e assim começamos a ensaiar sem muitas pretensões, mas Deus foi colocando as composições e de repente vimos a necessidade de mais um pra completar o time: “faltava o baixo”. E numa tarde nos reunimos com a galera jovem e fomos tocar no encontro de jovens do EJC, e na banda quem estava quebrando o galho no baixo “nosso amigo Gérison”. No final o fui até ele e fiz o convite, e na hora a proposta foi aceita. E daí estava formado o HN. Simples assim! (risos)



O nome "Homem Novo" revela muito da identidade da banda. Agora, contem-nos como vocês deixaram de ser "homens velhos" para serem HN.


De cara vem logo a pergunta: o que é HN? Significa homem novo. E até chegar a esse nome, tem uma longa história que irei resumir, prometo (eu sempre falo muito, risos). Assim que surgiu a ideia de se juntar pra fazer barulho (risos) por trás desse querer existia um grande plano de Deus pra nossas vidas. E logo quando começamos a ensaiar ficávamos procurando um nome, mas não deu muito certo, preferimos deixar Deus falar. E uma das minhas madrugadas, eu diante de Jesus pedia pra que nos mostrasse um nome, e que não fosse somente um título, mas uma palavra que pudesse expressar tudo aquilo que estávamos vivendo. A minha volta pra igreja, a volta do Ruan ... enfim a transformação que Deus estava realizando no meio de nós. No dia seguinte, assistindo a um programa a palavra de abertura era Ef 4,24: "E revesti-vos do homem novo, criado a imagem e semelhança de Deus em verdadeira justiça e santidade."
E cara fiquei parado em frente a TV e meu coração ficou cheio de alegria. E disse: "Obrigado Senhor, é isso." Logo depois levei pros meninos e ali percebemos que Deus estava falando pra nós, agora a banda não estava somente recebendo um nome, mas uma missão, uma proposta e principalmente um grande desafio. Deixar o homem velho de lado e viver o homem novo, é a nossa batalha de todos os dias, de todas as horas. É uma proposta que não deve se apagar do nosso coração. No dia temos 24h ... se em 4h eu fui o homem velho, me deixei levar pelos prazeres, pelas coisas que o mundo propõe e que me levam a pecar e cada vez mais ficar longe de Deus ... ainda restam 20h pra que eu possa ser uma pessoa nova, ser HN. Então que é isso é uma luta sem intervalos e que somente com a força do Espírito Santo isso é possível.








A banda, no último ano, conquistou fãs no Brasil todo através da Internet. Como foi para vocês esse crescimento da Missão tão rapidamente?


Sempre é uma surpresa quando recebemos um novo email, ou amigo novo no twitter por exemplo e vamos olhar lá de onde a pessoa é, e muito legal, gente de cada canto do Brasil que está acompanhando nosso trabalho. Já estamos com o projeto a mais de dois anos, e as oportunidades foram aparecendo e ganhando força. E agente só tem que agradecer a galera que abraça esse projeto em tão pouco tempo.



Rock Católico no Nordeste. Um desafio e tanto, não é? Quais os maiores desafios de se inovar na evangelização?



 Um enorme desafio. Existem sim as dificuldades, nem sempre o estilo de música é bem aceito, mas isso não é muito frequente. E a galera jovem acolhe muito bem o som. Acho que pra fazer a diferença na evangelização, tem que ser ousados e, claro, levar o melhor, com qualidade e profissionalismo, é preciso sim falar de Deus, mas quando se fala de Deus com qualidade as coisas acontecem com mais firmeza.




Qual o momento mais difícil da carreira da banda?

Gérison Figueireido: Foram muitos, (risos). Não é fácil a caminhada e com certeza já tivemos muitos momentos complicados, mas que pela graça de Deus tudo foi superado e claro são coisas que lutamos todos os dias, é a luta diária da caminhada. E um fato bem tenso que aconteceu foi quando já estamos finalizando a gravação e o carro do pai do Ruan foi roubado, quando terminou a gravação e chegamos ao carro, tinham levado o aparelho de som e o step, (risos). Foi tenso, mas superado!

Que música de vocês é a preferida da banda (ou do público)? Contem-nos sua história.


Diego Mello: Preferida? Difícil em! (risos) Todas!!! Antes do CD chegar, tínhamos três singles na internet. O primeiro foi à música Liberdade, música que marcou muito o início de tudo e que não pode faltar no show, na qual teve uma grande aceitação pela galera (e por alguns motivos acabou não fazendo parte do CD, mas quem sabe no DVD, risos), Amor Incondicional foi regravada e foi pro disco. E a canção És minha Mãe (com essa música participamos do Vozes da Igreja 2010 realizado pela TV Aparecida, ficamos entre as 10 finalistas). E graças a essa canção é que o HN começou ultrapassar os limites do nosso estado. E acredito que essa canção é uma música muito querida pelo público. O HN desde o primeiro passo foi conquistado pelo amor de mãe. Maria é muito presente na nossa missão. E as composições foram surgindo e sintíamos a necessidade de falar d'Ela, falar da nossa experiência do nosso carinho, do nosso amor pela nossa mãe. Até que um dia participei de um dia inteiro de encontro e ali toda a cada palavra a cada oração que eu ouvia a nome de Maria meu coração se enchia de alegria e nesse dia ouvi muita coisa linda sobre ela. Na volta pra casa com meio interior cheio daquele amor de mãe, eu precisava colocar tudo aquilo em algum lugar. Estavamos em caravana, recordo que as luzes do ônibus se apagaram, minha namorada do meu lado sentada e eu em pé. E meu coração tava explodindo de tanta coisa que eu tinha vivenciado durante aquele dia. Perguntei a minha namorada se ela tinha uma caneta e papel. E ali no escuro comecei a rabiscar o papel, mas rabisquei muito (frente e verso). Chegando em casa, corri peguei o violão, dei aquela rezada e pedi pra o Senhor um direcionamento, pra que eu organizasse tudo aquilo que estava naquele papel de acordo com sua vontade. E perguntei a Ele como é que o Senhor quer que eu fale da sua mãe. E ali comecei a pegar as frases e a letra e melodia foi saindo. Assim que terminei fiquei muito feliz, ali Deus me usou pra que eu e as pessoas que ouvissem aquela música pudesse declarar que Maria é a nossa Mãe.

Banda HN
"És minha Mãe"


O CD Homem Novo chegou ao público em 2011. Como foi o processo de criação/produção deste CD?


Filipe Soares: O CD nasceu naturalmente: as composições foram acontecendo, daí decidimos fazer o disco. Conhecemos uma pessoa que foi o grande responsável pelo CD, o nosso produtor Renato Oliveira, foi ele que cuidou muito bem do nosso trabalho e fez com que o CD superasse as nossas expectativas, um trabalho super profissional, onde a gente só tem a agradecer a sua dedicação pra realizar o projeto. Queríamos algo diferente e acho que chegamos nesse objetivo.

 


E as composições? Quais as inspirações para as letras?


Ruan Alves: Na verdade todos compõem. Ouvindo as nossas letras, a idéia central do CD passa pela proposta do "homem novo". Se tratando desse álbum temos 4 compositores. Eu, o Diego, o Fabio Calisto (nosso orientador espiritual) e ainda o nosso amigo Diêgo Silva (compositor da música Uma nova chance). Sobre as inspirações, posso dizer que tudo se baseia naquilo que Deus nos proporciona, as nossas experiências de oração, de partilha, enfim tudo aquilo que Deus nos coloca para vivenvenciar cada tempo, esse tempo Deus fala em nós que precisamos ser homens novos, buscá-lo, ter sede da sua palavra. E sabemos que cada composição é preciso primeiro acontecer em nós e é isso que temos vivenciado.




Quais os próximos projetos da banda? Contem-nos as novidades!
Gérison Figueiredo: Estamos no processo de divulgação do nosso álbum e que apesar das dificuldades que existem pra se fazer música cristã, estamos trabalhando, buscando novos espaços pra expandir o trabalho. Em breve estamos indo a São Paulo, onde vamos gravar alguns programas na TV Aparecida e TV Canção Nova e entre outros compromissos (deixaremos o blog informado pra que vocês possam acompanhar esse momento conosco). E quem quiser acompanhar nosso trabalho de perto é só entra no nosso site: http://www.bandahn.com.br/ ou seguir a banda no twitter: @banda_hn . E em breve teremos surpresas mas é “segredo” (risos). Mas pedimos que orem pela nossa missão.


Deixem uma mensagem para o blog Olhando de Frente.

Filipe Soares: Galera se a nossa missão é evangelizar, vamos com tudo! Tem uma juventude que ainda é sedenta do amor de Deus e nós somos responsáveis pra que eles experimentem esse grande o amor. Ser de Deus não é ser careta, mas é ser um jovem feliz! Tamo junto e que possamos nos encontrar pelos palcos da vida. Deus abençoe todos vocês, obrigado ao blog Olhando de Frente pela força.


4 comentários:

  1. Deus abençoe a missão da HN!!!

    ResponderExcluir
  2. Massa D+, valew muito, conhecer essa galera pessoalmente!!!

    Sorte, e conte com nós!!! @BandaTheReason

    ResponderExcluir
  3. kra, fico ate emocionado ao ler td isso ai! feliz mesmo!! conheço boa parte da historia da banda, desde os "Amigos do via 33" onde os fiquei conhecendo virtualmente, e ao ir na paraiba, fiquei felizao em poder conehcer esses kras e ve como eles sao de Deus mesmo!!

    sou fã desses kras! da humildade deles, da alegria e td mais! parabens!!!

    ResponderExcluir
  4. Admiro muito o trabalho de vocês, o sim, toda a dedicação a maneira com que se dedicam a HN. E fico muito feliz ao ver os frutos dessa missão, ao ver a quantos Deus tem chegado através de vocês... desse sim.
    Espero em breve ter a oportunidade de conhece-los, sabem o quanto são importantes em minha vida, verdadeiros amigos.

    Que Deus abençoe muito,
    força e perseverança na missão. #TAMOJUNTO

    ResponderExcluir

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: