Cenas impactantes: Batman - O Cavaleiro das Trevas

"A loucura é como a gravidade, basta um empurrãozinho..."
Esta frase memorável foi dita pelo sádico Coringa (Heath Ledger) em Batman - O Cavaleiro das Trevas. Na ocasião, o vilão sequestra dois grandes barcos e coloca em um deles civis do Gotham City e no outro os detentos da penitenciária local, dando a ambos os barcos a oportunidade de explodir a embarcação vizinha, salvando suas vidas. Caso nenhum dos dois grupos se manifestasse até as 0h, o Coringa explodiria todos.


Mas o Homem-Morcego, como era de se esperar, interfere e luta com o vilão, pendurados em um grande prédio. O combate dura até a meia-noite, e até então nenhum dos dois barcos havia sido detonado. Triunfante, Batman diz: "Esta cidade acabou de provar que está cheia de pessoas que só acreditam no bem", impedindo o pior.


Vista a cena, cabe perguntar: quantas vezes nos deparamos com situações semelhantes a dos personagens do filme? A representação dos dois barcos dá uma certa tensão para o enredo, mas é verdade e constante a rivalidade do mundo em que vivemos, no qual convencionou-se que o sucesso de uns só é possível com o fracasso dos outros. Coringa incita essa rivalidade, esperando ver as pessoas matando umas às outras. O mundo incita isso também; desde pequenos somos postos em competições, querendo superar os outros, ser "superior".


Mas a frase de Batman reflete uma outra realidade: assim como os personagens do filme se recusam a matar os ocupantes do barco vizinho, muita gente neste mundo não aceita essa constante guerra de homens contra homens, a esperança ainda existe. Somos capazes de reverter essa mentalidade, basta querermos, ousarmos, acreditarmos: é possível.


Gostou deste post? Compartilhe nas redes sociais e curta no facebook e twitter clicando nos balões sobre o título.

4 comentários:

  1. Nossa! Muito bom o texto. Uma ótima comparação. Podemos trazer muitas lições deste conteúdo. Basta refletirmos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post!

    As vezes precisamos apenas de um pequeno empurrão para irmos para o caminho certo, mas também podemos ir para o caminho errado, basta escolhermos o certo!

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Otima a materia de vcs... nos levam realmente a refletir sobre nossos atos!

    ResponderExcluir
  4. Este filme é emblemático em vários sentidos.
    A frase ecolhida pelo Davi é óptima.
    (apesar de gostar mais do diálogo do Coringa com os Duas Caras, no hospital.)

    A batalha entre as trevas e a luz tem tudo a ver com as analogias feitas por São Paulo, em suas cartas, e por São João, em seu Evangelho.

    Talvez, as trevas ainda dominem o mundo, porque permitimos que elas tenham uma pontinha em nossos corações.

    Ou talvez, seja a nossa falta de coragem em abraçar as trevas, para tentar convertê-la, mostrando assim para as trevas que ela não está em pé de igualdade com a luz, o que nos deixa atônitos no campo de batalha.

    Deixo aqui um tweet meu referido à mitologia contemporânea do Batmam:
    http://twitter.com/#!/LookForGod/status/154983207928991745

    A foto é da cidade de São Paulo, de um amigo, comentando sobre os dependentes de crack.

    Nos acostumamos a chamar um quarteirão de cracrôlandia, como se lá fosse, um problema da prefeitura, ou da saúde pública, ou um caso de polícia.

    A verdade é que São Paulo é a cracôlandia. E a indignidade de um irmão deveria gerar a indignação na sociedade inteira, não para condená-lo, mas para protegê-lo.

    No filme as pessoas, de um barco e de outro, não apertam o botão, aqui, já não tenho tanta certeza.

    ResponderExcluir

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: