Bate-papo com Moryah


"Andar na contramão de tudo o que se vê" - essa é a frase que acompanha a banda Moryah, que desponta no cenário da nova música católica. Formada por jovens e com um som igualmente jovem, a banda prepara para 2012 muitas novidades como a gravação de novos singles. A seguir, um bate-papo descontraído sobre a carreira e os projetos dessa galera.



Olá, galera da Moryah! Primeiramente é uma grande alegria recebê-los novamente no Olhando de Frente. Vamos começar apresentando os integrantes da banda, beleza? Como cada um se uniu à banda?
Olá galera, é uma honra imensa estarmos aqui no blog Olhando De Frente.
A Banda Moryah é formada por: Junior na batera, Lukas no baixo, Jee na guita/back, Mark na guita/solo e a Jehh no vocal.
Bom, as coisas na Moryah sempre foram muito malucas, a forma que Deus "joga xadrez" e move suas peças é incrível. No fundo no fundo, todos já tinham a vontade, o chamado, mas faltava nos conhecermos. Muitos amigos passaram pelas formações da banda, até chegar nessa formação de hoje. Quem deu início a essa missão foi a Jehh e o Junior, em Janeiro de 2009. Depois, esbarramos com um parceiro que a tempos não víamos (Jee), muito amigo do Junior e que cresceu tocando em grupos de jovens. Começou uma parceria e assim nascendo a primeira formação da banda. Em Janeiro de 2010, Jee deixa a banda e indica um novo guitarrista (Mark), ex-seminarista que tinha a pouco tempo largado uma banda de metal secular e queria voltar a tocar para Deus. Nesse mesmo tempo o Lukas (amigo de uma amiga da Jehh) ouviu falar que estávamos precisando de um baixista e assume o posto. Em Janeiro de 2011 (Oh janeiros decisivos esses! hehe), Jee retorna a banda como guitarrista e backing  vocal. Essa é a formação atual.

Nos unimos com muito tempo de entrega a Deus, paciência e dedicação todos foram se conhecendo no meio da missão e assim nascendo essa família, a família Moryah. Grandes e verdadeiros irmãos!


Como vocês resumiriam a missão da Moryah?
Nossa missão é levar o amor de Deus, simples assim!
Seja em nossa música, no nosso jeito de encarar a e valorizar a vida, e tudo mais, o que queremos mostrar é isso, nada mais.



Vocês têm um diferencial muito bacana que é o trabalho do blog na internet. Comente sobre este meio de evangelização.
A internet nos dá a cada dia a oportunidade de conhecer muitas pessoas, de muitos lugares, com seus medos e problemas, estamos aí para ouvi-las e levar os nossos pensamentos e ideais.
Para os apóstolos, levar o evangelho foi levar a boa nova, a boa notícia de Jesus ressuscitado. Sentimos Jesus no meio de nós e usamos o blog para mostrar isso. Os blogs cristãos em geral, assim como o Olhando de Frente, são como as cartas de São Paulo, que levam a esperança para aqueles que dela precisam.


Uma turma jovem começar uma banda não é fácil. Com três anos de carreira, quais as maiores dificuldades enfrentadas? Como vencê-las?
 O fator financeiro é um pouco complicado.Tudo tem um preço, gravação de música, instrumentos, ensaios, site, etc etc etc. Hoje contamos com alguns apoios de amigos empresários que acreditam na missão Moryah. Assim vamos levando na medida do possível (risos).
Outro fator são os eventos ou a falta deles no caso, (risos). Ainda temos que arcar com quase tudo para que a juventude católica tenha eventos direcionados a eles, músicas, arte, esportes, etc. Claro, aos poucos as coisas estão mudando e esperamos mais atenção com o surgimento de vários ministérios católicos jovens, grupos de teatros,dança, jogos, web rádios, web tv, grupos online, blogs e outros além da JMJ chegando aqui no Brasil. 
Sabemos que aqui tem muitas bandas, coordenadores e religiosos lendo o blog, então um apelo: Para vencer essa dificuldade precisamos continuar insistindo em apoio jovem, eventos, música, teatros, dança e arte em geral. Tem muita coisa boa nas comunidades, basta as lideranças se interessarem em procurar e dar atenção aos seus adolescentes e jovens.


Como é o processo de composições de vocês? Há alguma história de composição especial para contar para a gente?
Todos compõem e hoje temos um acervo com mais de 40 letras em estoque! Temos 7 músicas prontas em repertório e 3 gravadas. Estamos selecionando mais algumas para fechar o CD.
Ahh, tem todo tipo de composição, letras e melodias que nascem depois da Adoração, letras de situações que passamos, letras que surgem de repente no coração e precisamos correr pegar caneta e papel para não perder nenhuma palavra; tem até uma música que os meninos criaram no meio de um retiro, "do nada". Tem casos que se acorda, de madrugada, depois de um sonho e ter que anotar.
A mais engraçada foi a música Moryah, que a Jehh estava no banho e pediu para sua irmã pegar papel e caneta e escrever enquanto ela cantava. 


Em 2012, sabemos que a banda prepara novidades. O que pode ser adiantado para a gente?
As novidades começaram agora em Maio com lançamento oficial do nosso single "Melodia de uma carta". Ela estará disponível para download no iTunes. Para mais detalhes é só acessar nosso blog.  Quem sabe surge até um clipe...
   Até o final do ano vamos trabalhar muito em novos single e a meta é fechar 5 músicas novas para download. Quem tá esperando por camisetas da banda, este mês já podem conferir também em nosso blog. Estamos preparando nosso site, não vamos deixar datas aqui ainda mas em breve estará no ar.  


Como vocês imaginam a missão da Moryah daqui a 10 anos?
Que ela esteja viva ainda no coração de cada um e de muito mais pessoas. Planos são planos mas é melhor deixar tudo nas mãos de Deus. Daqui dez anos voltamos a conversar! (risos) 


Deixem uma mensagem para a galera ligada no Olhando de Frente.
Não desista da vida, por mais difícil que ela tenha sido, ame, ame e ame.
Ame o próximo, ame o "não tão próximo", ame seus pais, AME... RESPEITE...VIVA!!!
Lembre-se que o mundo pode ser melhor com um simples "Bom dia", "Boa tarde" e "Boa Noite".
É difícil andar na contra-mão de tudo que se vê... mas "tamo junto neste sacrifício"!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: