Você já conhece a banda Midrash?


Um velho amigo está de volta ao Olhando de Frente com muitas novidades. Fábio Coelho conversa conosco sobre um ano de mudanças em sua vida pessoal e profissional, apresentando em primeira mão a banda Midrash, seu novo projeto dentro da música cristã.

Fábio Godoy Coelho, entre Lucas Quirino e Dener Taique,
formam a banda Midrash. • Fotos: Divulgação by: José Caetano

Em maio deste ano, começava uma nova fase na sua vida/carreira com a sua saída da banda The Flanders. Como foi esse momento de transição para você?
Mais uma vez agradeço pelas portas abertas, pela oportunidade de esclarecimento e divulgação! Tenho um carinho e respeito gigantesco pelo trabalho do Blog Olhando de Frente e estar aqui mais uma vez participando, é motivo de muita alegria e orgulho! Que Deus continue sempre abençoando este trabalho especial!

Exato, em maio de 2012 muita coisa mudou na minha vida, na minha rotina como músico e como pessoa! Depois de 7 anos ininterruptos de trabalho intenso, muita dedicação, eu deixava o The Flanders. A decisão pela saída não foi fácil, afinal 7 anos, quase sempre sonhando os mesmos sonhos juntos, viajando, convivendo é um tempo considerável. Saí do The Flanders porque não me sentia mais feliz, saí porque os objetivos com relação a missão eram diferentes, isto foi decisivo!!! Por último, decidi sair porque já havia no meu coração a chama pelo novo! A transição em si não foi complicada e não está sendo complicada, o mais complicado foi tomar a decisão de romper com tudo, com a rotina, inclusive com as coisas que não me deixavam mais feliz. Confesso a vocês que esta decisão foi tomada depois de muita conversa com familiares, amigos, orações, muita, muita reflexão... foram necessários alguns bons anos de avaliação! A transição também me fez entender e comprovar que eu ainda poderia caminhar, poderia recomeçar, que eu ainda era capaz, muitas vezes, quando ocorre um rompimento em nossas vidas, normalmente nos questionamos se ainda somos capazes de recomeçar, de fazer algo novo e ser feliz...eu afirmo a vocês, SOMOS CAPAZES!! Eu abdiquei de uma zona de conforto para recomeçar algo que acredito demais, para viver o novo e não me arrependo de absolutamente nada! Me sinto um adolescente cheio de vida e sonhos novamente!! (risos)
Sou absolutamente grato a tudo que vivi no The Flanders, afinal se ainda posso viver este sonho na música católica, devo isto principalmente ao meu trabalho e dedicação dentro do Flanders, ao meu "sim" no momento certo e à oportunidade que me foi dada anos atrás!


Junto da despedida do Flanders, foi anunciada por você a criação de um novo Ministério, a banda Midrash. Como e quando surgiu a ideia dessa nova banda?

Sim, o NOVO MINISTÉRIO já é uma realidade!! 
O anúncio da minha saída do Flanders em vídeo foi muito mais em respeito aos amigos, ao público que acompanha minha vida e meu trabalho do que para qualquer outra finalidade mas vi uma oportunidade neste vídeo de também comunicar a este mesmo público que eu não estava saindo e encerrando meu trabalho na Igreja junto aos jovens. A ideia de um novo ministério acho que sempre esteve comigo, desde a época de Flanders, no fundo este novo Ministério sempre esteve dentro da minha cabeça, do meu coração, faltava a oportunidade, faltava o tempo para dedicar e o motivo fazê-lo nascer! Como tudo na vida tem o tempo certo, decidi aguardar e quando a oportunidade apareceu, mergulhei de cabeça!!

A banda Midrash:

De uns tempos pra cá, a música cristã ganhou mais espaço e cada vez mais bandas surgiram no cenário. Você, que sempre foi um grande incentivador da inovação no meio, como analisa atual cena musical cristã? E qual a proposta de sua nova banda nesse cenário?

Ótima pergunta... sempre observo muito tudo que se refere a música, não somente a cristã, mas todo tipo de música. Mantenho sempre minha mente aberta... estudo, ouço de tudo. Particularmente neste momento de recomeço, me dediquei ainda mais aos estudos, em ouvir coisas novas, antigas para poder encontrar meu caminho. Particularmente na música cristã, vejo que houve uma melhora enorme, tenho contato diário ou quase diário com muitas novas bandas que me enviam material para avaliação (e agradeço a confiança de todos os ministérios que me enviam suas músicas para esta avaliação), estas bandas se mostram cada vez mais ousadas e dispostas a mudanças...ao crescimento e amadurecimento. Muitas delas surpreendem com sua atitude, força e personalidade. A banda Novo Sentido da cidade de Ponta Grossa é uma das bandas que tenho orgulho de citar. São meninos dedicados, humildes, de muita fé e que logo chegarão aos ouvidos de muitos jovens!! Fui um crítico severo da música católica até pouco tempo atrás, ainda sou...(risos)...até comigo mesmo (acreditem!) mas não posso deixar de afirmar que muita coisa já mudou pra melhor e venho sendo surpreendido positivamente com a nova safra! O Midrash faz parte sim desta nova safra...ainda estamos remando como todos os novos ministérios, não deixa de ser um recomeço, o meu recomeço...e me orgulho de ter tido a postura e a coragem de recomeçar! O Midrash vem para somar, chega também para lutar pelo seu espaço com muito trabalho e humildade. Que possamos ser luz, um norte na vida de muitos outros jovens músicos ou não!!


Ainda há muito mistério quanto à Midrash (e isso faz parte do processo de formação, claro), então vamos "investigar" (risos). Como foi a escolha do nome? O ritmo ainda será o rock? Que estilo pretendem seguir? Vocês pretendem trabalhar como independentes ou terão uma gravadora?

Sim, mistérios e mistérios... (risos) ...mas o mistério parcialmente acabou!! Minha nova banda se chama Midrash!! O significado de "midrash", deixarei a cargo de cada um de vocês para que possam investigar... (risos)... o Google esta disponível pra todos...(risos)! Mas tenho certeza que vão se identificar demais com o significado de Midrash! 
Sim, postamos dias atrás um pequeno trecho do nosso novo single que se chama "Senhora Insensatez!" e como muitos que já ouviram puderam concluir, o Midrash é Rock!! 
Venho me preparando também não somente como músico mas como formador...retomei minha formação e estou empenhado em viver esta missão com muita responsabilidade e conteúdo!
Pretendemos lançar o CD ano que vem... a ideia é lançar pela Codimuc mas não temos nada fechado! Temos que finalizar todo o material (temos aproximadamente 12 músicas para serem finalizadas), compor ao menos mais umas 7 novas músicas, lapidá-las, fechar o repertório e aí sim apresenta-las a Codimuc para aprovação ou não! (risos)... a Codimuc, através da Cris Mattos, está nos acompanhando de perto e vem nos incentivando demais. Seria um sonho bom ver o Midrash na Gravadora Codimuc, empresa que tenho tanto carinho e respeito, lugar onde me fiz como músico e sou respeitado! Vamos aguardar... (risos).


Sobre os integrantes do Midrash, conte-nos como foi a formação dos membros. Já estão todos definidos? 

Dener Taique (Baterista)
O Midrash de hoje é formado por mim (Coelho), Lucas Quirino (guitarra) e Dener Taique (bateria ex-Flanders). Poderemos sim em breve ter a entrada do quarto integrante...cenas do próximo capítulo! (risos)


Quando plantei no meu coração que eu recomeçaria, a única certeza que eu tinha é que eu queria voltar a tocar com o Dener, baterista que vcs conhecem bem, ele tocou comigo no Flanders por 3 anos, gravou o DVD Deus é Deus e Vice Versa (Flanders)  e em seguida saiu. Particularmente pra mim, naquela época foi uma perda enorme a saída do Dener... perdi um parceiro de estrada, amigo e o músico que me entendia pelo olhar! Dias após a minha saída do meu antigo ministério, liguei para o Dener e o convidei a viver este sonho... ele prontamente me disse SIM! Foi e está sendo uma alegria imensa poder trabalhar novamente com o Dener!! 
Lucas Quirino (Guitarra)


O Lucas (guitarrista) com toda certeza da Terra é uma realidade que logo vocês conhecerão, tem 20 anos e é um grande guitarrista e um produtor de mãos cheias!! O Lucas Quirino no início do ano fez teste para ser o guitarrista do Flanders... (risos) ... na verdade estava escrito que ele seria o guitarrista do Midrash (risos)... meses após formar a banda, fizemos um teste com um amigo guitarrista de Campinas e não deu certo, procurei alguns amigos, conhecidos pedindo indicação de um guitarrista. O Lucas foi uma destas pessoas que procurei pedindo indicação, (risos)... no final ele "se indicou" e se mostrando ultra-talentoso e muito solícito, acabou ficando com a vaga!!







Ano que vem, o Brasil será o palco para o maior evento católico do mundo: a Jornada Mundial da Juventude. Como estão a expectativa e os planos para esse momento? 

Apesar do momento de tristeza com estas chacinas covardes, injustificadas e que me envergonham e entristecem muito, vejo que estamos por viver no Brasil momentos de muitas alegrias. Teremos eventos gigantescos como a Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas e no que diz respeito a nossa religião, JMJ! Era mais do que merecido que a JMJ se realizasse em nosso país, o maior país católico do mundo, um país carente de alegrias, carente de boas novas, com tantos problemas. Me sinto orgulhoso por poder fazer parte deste momento único  e glorioso. Teremos jovens de todo mundo presentes em nosso país, conhecendo nossa cultura, nossa gente, nossa fé e com o objetivo em comum... viver em Deus!! Teremos o nosso amado Papa Bento XVI para comandar esta festa do céu aqui em nosso país. A expectativa é enorme e torço para que todos nós possamos ser bons anfitriões, exemplos de cidadão, cristão!! Temos que viver intensamente cada segundo do que nos foi oferecido e fazer valer esta oportunidade para o resto de nossas vidas!
Espero que o Midrash possa estar presente, contribuindo e somando neste evento tão importante!


Como em toda sua carreira, durante a saída do Flanders e agora no nascimento do Midrash, o público se mantém muito fiel e próximo à você. Comente sobre sua relação com os fãs nestas etapas de sua vida.

Sempre sonhei em viver o que vivo na música. Quando menino, ainda imaturo, os grandes palcos, o autógrafo, o sucesso era algo a se perseguir... (risos)... mas a música me mostrou outros caminhos, me surpreendeu com novas portas... propostas!! Mesmo antes de viver o mundo da música católica, eu sempre tive meus pés no chão, participei de outras bandas seculares antes do Flanders... a dedicação e respeito ao público sempre foram as minhas bandeiras. A música católica me deu tudo que um músico sonha... público fiel, "fama", palcos enormes, mas ela foi a única que me deu algo que nenhuma outra poderia ter me dado... Deus, perdão, um casamento, uma família mais feliz, mais amigos, orgulho e certezas! Sempre fui católico...mas havia me afastado do Pai, me reservei a não tentar conhece-lo mais do que eu achava que conhecia. A música católica e vocês me deram esta nova chance!
O público é reflexo desta minha gratidão... recebi muito... recebo muito... mais até do que acho que deveria receber e não teria como agradecer a Deus e a vocês senão amando cada um de vocês como meus irmãos! Não sou demagogo... hipócrita... se afirmo que sou grato e que amo vocês é porque simplesmente amo. Nada disto teria sentindo sem o carinho de vocês, sem a força que vocês me dão, sem o olhar de afeto q recebo, respeito com que me tratam. Nada teria sentido se eu não tivesse a certeza que o meu trabalho como músico católico traz paz, alegria, força para cada um de vocês!! Quero e vou fazer parte da vida de cada um de vocês como ferramenta de Deus... assim como vocês fazem parte da minha história! Esta relação de carinho que temos (público e eu) é reflexo da verdade que vivemos!! Somos pecadores sim... imaturos as vezes, com cicatrizes para serem curadas... mas estamos unidos... correndo na mesma direção, prontos para sermos fraternos, justos, humildes! Não tenho como agradecer em palavras o tamanho do minha gratidão pelo amor q recebo de cada um de vocês! Que Deus nos permita continuar juntos, vivendo este sonho... este é meu maior desejo e a minha forma de dizer obrigado!


Quais são os seus próximos planos? Quando teremos mais novidades do Midrash?
 Acredito que a parte mais complicada já passou... que é acreditar em um recomeço, acreditar que você ainda é capaz, dar os primeiros passos, formar a banda, achar um nome adequado e forte... estar entre amigos leais!! Agora só penso em trabalhar e degustar deste momento com o Ministério, onde tudo é novo, redescoberta... aprendizado! Quero viver o novo com paz, com alegria, quero viver os dias com o Midrash com lealdade e companheirismo! Esta fase é importante e não vamos atropela-la! A meta agora é viver tudo isto que citei, finalizar o repertório com sobriedade e lançá-lo quem sabe por uma gravadora já em 2013 (acredito muito e espero de coração que seja pela Codimuc). Esta é nossa meta. Parece tão resumido e simples não é? (risos)... mas o trabalho até aqui foi muito intenso... de muita entrega... de maio, quando saí do meu ex-ministério, até hoje, são exatos 6 meses e se pensarmos bem é um período muito curto pra fazer tudo que já foi feito!!



Deixe uma mensagem para a galera do Olhando de Frente.

Bom, antes queria deixar meus agradecimentos aos administradores e idealizadores do Blog Olhando de Frente... meus sinceros agradecimentos pela oportunidade de estar aqui mais uma vez falando de sonhos, idéias, fé... um pouco da minha vida! Quero agradecer também a Lize (Beatrix) por sempre, sempre ter sido luz nesta caminhada com o Midrash, sempre estar disposta a nos ajudar, a Lize entre tantas coisas que fez por nós, foi a responsável pela Logo maravilhosa da banda... além de talento indiscutível, tem um coração lindo! Obrigado ao André Leite (Iahweh) pelo carinho e atenção que vem dando a todo nosso trabalho, pelo interesse, respeito e credibilidade!! Você é mais que parceiro... já é um grande amigo!! Obrigado ao Gustavo, Nei, Danilo Lopes (Ceremonya), DJ Tau, Dj Léo, João (Flanders), Francis [Botene], Demian Tiguez (Anjos de Resgate), BTN e Tiago Matos (Iahweh) por tanta atenção, torcida e carinho com meus sonhos. Também à Cris Mattos (responsável pela pesquisa e escolha do nome Midrash), Amanda (Codimuc), Tais Mattos (esposa) e grande parceira, incentivadora, Eduardo Gil e Gustavo Figo.

Não poderia de esquecer meus amigos (público) que não gosto de chamar de fãs... amigo é amigo... fãs ficam distantes demais! O que seria de mim sem Deus, sem minha família e vocês...amigos!!  Obrigado Denão e Lucas por acreditarem neste sonho com a mesma paixão que eu! Espero que possamos caminhar e viver juntos este sonho do Midrash mais uma vez!! Conto com a força, as orações e o carinho de vocês!!

Moçada, estamos vivendo dias difíceis em nosso país, dias onde infelizmente somos forçados a nos trancar em casa, com medo de morrer, dias em que nos fizeram reféns... alvos e moedas de troca de corruptos! Não vamos nos acomodar vendo tanta barbaridade, somos uma juventude bárbara, de jovens pensadores, esclarecidos... podemos lutar pelos nossos direitos sempre respeitando a vida e colocando ao amor e Deus como nosso Norte! Peço a todos que tenham cuidado nestes dias, peço que rezemos pelas vítimas que já se foram, pelas famílias que sofrem com as perdas... Temos a internet como ferramenta de mobilização Nacional, mundial e devemos utiliza-la para tentar mudar este mundo tão cruel, temos um coração cristão, somos capazes... façamos do nosso grito contra a injustiça a nossa maior arma! Que Deus os abençoe!!



4 comentários:

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: