Inexplicável

Não sei por que razão, mas hoje algo me impulsionou a escrever sobre Deus. Talvez seja porque ultimamente tenho ouvido alguns questionamentos em vários ambientes ou por outras tantas razões.

Há mais ou menos uma semana, me deparei com a passagem do capítulo 17 do livro Atos dos Apóstolos, entre os versículos 24 e 31. Só pra contextualizar, Paulo encontra-se explicando em Atenas as razões de sua missão:
"Tudo isso para que procurem a Deus e se esforcem por encontrá-Lo como que às apalpadelas, pois na verdade Ele não está longe de cada um de nós." (At 17, 27)

Como o texto é bem longo, vai aí a parte que mais me chamou atenção. Paulo constata que Deus, embora seja pai, criador, todo-poderoso, etc, etc. não está longe de nossa limitação humana. Conheço pessoas que decididamente não conseguem acreditar em Deus, não conseguem. Parece estranho para elas entender esta relação entre nós humanos e um ser divino. Antes disso, é estranho para eles entender a existência de um ser divino.

Quem sou eu para explicar, meu amigo? Este amor transcende palavras, simplesmente é sentido. Ciência alguma vai explicar quem é ou onde mora este ser, e embora alguns ateus caiam em cima disso para criticar a fé, ao meu ver só aumenta a certeza de que o poder e a perfeição de Deus vão muuuuuuuuuuuuiiiiiito além de tudo que já evoluímos.

Uma vez um amigo me falou: "Eu bem que queria acreditar, mas não sei como". Talvez procurar uma fórmula para encontrar Deus seja seguir pelo caminho contrário ao Seu encontro. "... se esforcem por encontrá-Lo como que às apalpadelas,..."
Em cada momento da minha vida hoje eu não consigo deixar de ver qualquer coisa de Deus - mesmo que muitas vezes só perceba isso depois de um longo tempo. Ele está sempre em todos os lugares, toda situação é propícia à reflexão que resultará, em algum momento, nas lições ligadas a Deus.

Pode parecer difícil entender o que estou querendo dizer - talvez teólogos e religiosos possam expressar-se melhor - mas o que de fato posso garantir é que nem mesmo eu entendo minha fé, não posso transcrever algo que eu sinto "e ponto final". Isto é o mais bonito, sentir-se amado de tal forma por um Pai tão infinitamente melhor que eu, mesmo estando além de minha própria capacidade de entendimento.


"Por mais que eu não O veja
Por mais que eu não saiba me entregar
Tudo que eu vejo me faz acreditar
Que é o brilho dos Seus olhos que faz a chuva terminar
Eu sei que sempre foi meu Deus
Mas sei também que é meu melhor amigo"
(Rosa de Saron - Como eu te vejo)


Este post é dedicado a um amigo em especial (aquele do 5º parágrafo) que tem mudado seu modo de ver a fé em Deus e a todos os que o lerem e refletirem sobre seu significado.

Valeu!

Davi Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: