"Tudo isso para que procurem a Deus e se esforcem por encontrá-Lo como que às apalpadelas, pois na verdade Ele não está longe de cada um de nós." (At 17, 27)
Como o texto é bem longo, vai aí a parte que mais me chamou atenção. Paulo constata que Deus, embora seja pai, criador, todo-poderoso, etc, etc. não está longe de nossa limitação humana. Conheço pessoas que decididamente não conseguem acreditar em Deus, não conseguem. Parece estranho para elas entender esta relação entre nós humanos e um ser divino. Antes disso, é estranho para eles entender a existência de um ser divino.
Quem sou eu para explicar, meu amigo? Este amor transcende palavras, simplesmente é sentido. Ciência alguma vai explicar quem é ou onde mora este ser, e embora alguns ateus caiam em cima disso para criticar a fé, ao meu ver só aumenta a certeza de que o poder e a perfeição de Deus vão muuuuuuuuuuuuiiiiiito além de tudo que já evoluímos.
Uma vez um amigo me falou: "Eu bem que queria acreditar, mas não sei como". Talvez procurar uma fórmula para encontrar Deus seja seguir pelo caminho contrário ao Seu encontro. "... se esforcem por encontrá-Lo como que às apalpadelas,..."
Em cada momento da minha vida hoje eu não consigo deixar de ver qualquer coisa de Deus - mesmo que muitas vezes só perceba isso depois de um longo tempo. Ele está sempre em todos os lugares, toda situação é propícia à reflexão que resultará, em algum momento, nas lições ligadas a Deus.
Pode parecer difícil entender o que estou querendo dizer - talvez teólogos e religiosos possam expressar-se melhor - mas o que de fato posso garantir é que nem mesmo eu entendo minha fé, não posso transcrever algo que eu sinto "e ponto final". Isto é o mais bonito, sentir-se amado de tal forma por um Pai tão infinitamente melhor que eu, mesmo estando além de minha própria capacidade de entendimento.
Por mais que eu não saiba me entregar
Tudo que eu vejo me faz acreditar Que é o brilho dos Seus olhos que faz a chuva terminar
Eu sei que sempre foi meu Deus
Mas sei também que é meu melhor amigo"
(Rosa de Saron - Como eu te vejo)
Este post é dedicado a um amigo em especial (aquele do 5º parágrafo) que tem mudado seu modo de ver a fé em Deus e a todos os que o lerem e refletirem sobre seu significado.
Valeu!
Davi Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: