Livro além da capa

Hoje abri minha caixa de e-mails e uma das mensagens era um informe publicitário (mais um!) de um desses produtos (aqueles potes de vitaminas de morango) que servem para "emagrecer 7 quilos em 7 dias". Deixando de lado os possíveis questionamentos sobre a eficácia do tal produto, me veio uma pergunta: será que as pessoas que recebem essas mensagens se interessam mesmo pelo que a propaganda prega e acreditam 100% nela?

Há algum tempo atrás, andei pesquisando para um trabalho de escola um pouco sobre a fixação de algumas pessoas em emagrecer ou ter um corpo, nos dizeres da mídia, perfeito. Os vídeos a que tive acesso eram no mínimo assustadores. Garotas em depoimentos emocionados narrando suas histórias em busca do corpo necessário para se tornar, em geral, a "giga-mega-hiper-supermodelo" dos sonhos. Garotos também, além de distúrbios alimentares, li artigos sobre vigorexicos (viciados em musculação). Na verdade, além de todos esses casos dos quais pelo menos um caso conhecemos ou ouvimos falar, a obsessão das pessoas pela beleza estética está muito além de casos isolados e muito mais próxima da nossa realidade.

Em poucos anos, o silicone e a plástica tornaram-se itens nessários para uma mulher se admirar e gostar de seu corpo. E aí o Brasil já subiu a ladeira e hoje é um dos recordistas em cirurgias estéticas do mundo. Só uma perguntinha, que posição o Brasil ocupa mesmo no ranking da educação?

E é aí que chega o ponto mais propício às discussões. Corpos perfeitos, tudo muito bom aos olhos (e, lêlê!) mas... o que realmente importa não é a essência, o coração das pessoas? Não julgo quem gasta o que tem para se manter em forma - afinal a grana é delas, não é? - mas será mesmo que o ser humano é tão pouco a ponto de ver em umas medidas a menos ou em uma mesa de cirurgia a razão da sua vida? Se o corpo é o "cartão de visitas", tudo bem, deve ser mantido em ordem e tudo mais, só que mais importante do que o cartão é a própria visita. Pensar apenas no que os outros vão ver e esquecer que o que se leva das pessoas são suas atitudes e seu caráter é o mesmo que criar uma belíssima capa para um livro que está em branco.

Vale a pena, antes de embarcar em mais uma dieta milagrosa, malhar seu interior. Antes de definir seus músculos, definir seu caráter. Antes de abrir a pele com bisturi, abrir seu coração para você mesmo e fazer uma limpeza, embelezar seu interior.

O vídeo a seguir é o videoclipe da música "Beleza interior" da banda The Flanders, com um jeito bem-humorado de tratar do tema.




Valeu!

Davi Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: