Eu quero ser santo!

"Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero."
(Rm 7, 19)

Ontem li esse versículo e lá fui eu em mais uma viagem que se estendeu até conseguir dormir. Trata-se de um versículo da Carta de São Paulo aos Romanos na passagem em que Paulo admite que, embora tenha decidido viver pela missão de evangelizar, ainda assim é fraco e pecador.

Sim, eu também sou fraco, você e toda e qualquer pessoa. Parece desanimador saber que mesmo que tenhamos as mais belas intenções, não estamos livres de nossas próprias armadilhas. Seria então o caso de desistir de uma vez, afinal sou humano e pecador e ponto final?

Não, pelo contrário, o caso é de se lutar, romper as próprias barreiras, brigar com o mundo e contra si mesmo. Conformar-se e resumir uma vida a simplesmente uma sucessão de erros consolados pela fraqueza humana é o mesmo que se jogar em um poço sem esperanças.

É preciso ter objetivos maiores. Pode parecer estranho você perguntar a um jovem o que ele almeja em sua vida e ouvir a resposta: Eu quero ser santo!
Ora, quantas pessoas você conhece que diriam isso com naturalidade? Pessoas que respondem assim dão o primeiro passo para transpor essa limitação. Não que signifique que não se vai mais errar, mas o coração saberá que as intenções sempre foram boas.

Eu quero ser santo! Não precisamos deixar de ser felizes ou viver isolados para isso. Ser santo vai além, atinge todas as áreas, as amizades, os namoros, as famílias, os trabalhos, as faculdades... Mas com consciência de viver cada momento, se divertir, sem precisar sofrer as transformações e deformações de caráter que estão por aí, pelas "coisas iradas" da vida.

É um compromisso difícil, ninguém falou o contrário. Aquela história de "pegar a sua cruz" faz sentido e está constatemente ativa na vida de quem disse: Eu quero ser santo!
O objetivo não é ser um homem imune ao mal, mas um homem que pode acordar e dizer que um dia mais vai lutar contra si para viver mais perto de Deus.

Valeu!

Davi Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: