Via 33: "O amor é o caminho"

As letras marcantes, o som jovem e o estilo que conquistou a juventude católica. A banda Via 33 bateu um papo com a galera do Blog Olhando de Frente sobre essa missão especial de levar mensagens de Deus aos jovens através de suas músicas.



Há cinco anos atrás, começava o Via33. Como vocês descobriram a missão de evangelizar através da música? O que veio primeiro, a religião ou a música?
(pergunta enviada por Amanda Bonetto)

Nossa missão de evangelizar com a música vem muito antes da banda existir, todos nós já estávamos inseridos na música católica há anos, daí o surgimento da ViA 33 foi a necessidade que sentimos de cantar músicas com uma nova linguagem e uma nova proposta de som. Quanto a religião sim veio primeiro. A mensagem que ela carrega nós diriamos que ainda mais.

 
As primeiras músicas do Via 33 que chegaram ao grande público foram Tudo que sonhei e Só por Você. Desde então, já estava decidido o estilo da banda. Por que o pop-rock foi o estilo adotado? Houve inspiração em alguma banda?
(pergunta enviada por L. Ferreira)

Sim, desde as primeiras conversas (antes mesmo da banda fazer o primeiro ensaio) o estilo adotado foi o Pop Rock. Na época e até hoje nós diriamos algumas bandas cristãs internacionais nos motivaram a seguir essa linha.Quais são elas? Building 429, Lifehouse, Jeremy Camp, etc.

 
Via 33 é uma banda jovem. Vocês já tiveram contato com alguma história de conversão através da música de vocês?

Sim, já tivemos e mais do nós contarmos,que tal a própria pessoa contar?Aí vai:

"Assim, eram mais ou menos umas 9 hrs da manhã do dia 6 de novembro de 2009.
Eu morria de dor, pois estava com uma certa doença que todos conhecem como “dengue” e estava de extremo repouso.
Garota danada que sou, não consegui ficar de cama e fui assistir TV.
Numa dessas trocas de canais, adivinha onde que eu parei?
Na TV Aparecida, onde passava o programa Bem-vindo Romeiro, no qual Via 33 tocava.
Então, morrendo de dor, sem nada pra fazer mesmo deixei ali.
Via 33 tocava músicas ótimas, mas até chegar em uma que me fez parar!
Uma chamada “Voz do meu silêncio”.
Conforme essa música tocava, meu corpo se arrepiava, até que chegou em uma parte que eu jamais esqueci:
“Eu ergo meus braços e clamo seu nome JESUS!”
Naquele momento, como um milagre, senti um calor muito forte e simplesmente minha dor desapareceu.
Sem contar que isso foi numa sexta-feira e no domingo era minha Crisma e como estava com dengue acho que nem poderia ir.
Eu tinha que entrar com a Bíblia e fazer um “apresentação” na mesma missa, mas graças a Deus e a vocês eu pude fazer isso!
Desse momento em diante, Via33 entrou na minha vida e nunca mais vai sair: podem ter certeza disso!
Com vocês eu descobri a Juventude Católica, que em meu mundo eu não sabia que existia!
Ah, e ainda por sorte alguns dias depois assistindo Point 21 adivinha quem tava lá? Via33.
Obrigada pelo fato dessa maravilhosa banda existir e ter feito muita diferença na minha vida.
Obrigado de coração, que Deus os abençoe!
Beijos
Fiquem com Deus que eu estou aqui com Ele.
Aline Guedes – Alta Floresta/MT"

 
O CD Voz do Meu Silêncio recentemente recebeu o Troféu Louvemos o Senhor 2010 de melhor CD pop e melhor CD rock. Fale sobre a importância desses prêmios.

Nossa a melhor palavra que traduza tudo é presente. Foi um presente de Deus para a banda esses prêmios, uma confirmação de que estamos no caminho certo. Só temos que agradecer a Ele sempre.


Agora vamos fazer um balanço da carreira do Via 33. Qual o momento mais marcante da trajetória da banda? Qual o mais inusitado? E a maior dificuldade? Já pensaram em desistir?
(perguntas enviadas por Giancarlo, Ivan Varotto e Tatinha)

Um dos momentos mais marcantes até agora sem dúvida foi o Troféu Louvemos o Senhor, uma boa surpresa pra nós.
O mais inusitado eu diria que foi no nosso primeiro show quando o Jonny esqueceu de cumprimentar no final da música um convidado que cantou com a banda. (Foi muito engraçado ver a distração dele, risos).
A maior dificuldade foi quando ficamos (por vários dias) ilhados em Santa Catarina longe de casa, sem acesso a quase nada.
Quanto a pensar em desistir, às vezes isso acontece, mas logo Deus vem ao nosso encontro e nos mostra mil razões pra continuar (se é que me entendem, risos).

 
O Via 33 já sofreu algum tipo de preconceito em meio as outras bandas ou em outro meio por tocar para Deus?

Preconceito nós diríamos que não. Mas sempre tem aqueles que nos olham torto por tocarmos Rock, mas isso nos tiramos de letra. Afinal hoje esse estilo já é mais aceito na música Católica.

 
Como vocês analisam a atual cena da música católica no Brasil?

Muito positiva, a Igreja hoje é muito rica em diversos estilos e bandas que além da qualidade musical, tem um coração voltado a Evangelização. A música católica tem crescido e ainda vai crescer muito mais.

 
A Igreja Católica tem passado por momentos difíceis. Quais dificuldades vocês enxergam hoje na Igreja? E como vocês avaliam tal situação?

A Igreja vai sempre passar por dificuldades aos olhos de qualquer um. Porque?! Porque a Igreja é feita de homens e que estão sujeitos a errar. Nosso papel fundamental é compreender que o maior exemplo de religião nos foi dado por Jesus. E assim seguirmos Seus ensinamentos.

 
As letras do Via 33 tratam de um Deus amigo, próximo, na linguagem da juventude. Existe uma música que melhor traduza a banda?

Sim nosso objetivo sempre foi “cantar nossas histórias” e claro nossas histórias com Deus e o nosso cotidiano. Acho que no momento a música que mais traduza a banda é a “Voz do meu Silêncio” que tem por objetivo levar a mensagem de que não importa o que aconteça, temos um amigo que é capaz até de escutar a voz do silêncio do nosso coração e nos confortar e amar sempre, esse amigo é Jesus.


Videoclipe da música "Voz do Meu Silêncio"

 
Como vocês resumiriam a principal missão da banda? Que visão os integrantes têm para o futuro dessa missão?
(pergunta enviada por Ivan Varotto)

Nossa principal missão é levar a mensagem de amor, amor de Deus, respeito as pessoas e valorização da vida. Nossa visão sobre o futuro da missão é rezar pra que Deus nos permita continuar fazendo isso por muito mais tempo, dando sempre os passos certos.

 
Quais os próximos projetos da banda? Já teremos novidades em 2010?

Nossos próximos projetos?! (risos). Bom, é continuar viajando pelo Brasil com a Tour Voz do meu Silêncio (ainda precisamos divulgar bastante esse disco) e pra 2010 no segundo semestre se Deus quiser lançar um CD novo (já temos composições e idéias para esse novo trabalho).


 
Deixe uma mensagem para o Blog Olhando de Frente.

Primeiro gostaríamos de agradecer ao pessoal do Blog pelo espaço concedido e aos nossos amigos que mandaram suas perguntas. E a mensagem que deixamos é essa:
Vivam suas vidas de forma sadia e com respeito. Respeito a si mesmo e ao próximo e que Deus seja o centro de tudo. O amor é o caminho.
Esperamos encontrá-los nos shows pelo Brasil.
Fiquem na paz!
#tamojunto

Jonny / Nando / Paulo / Adriano

 Agradecimentos: Agradecemos essa entrevista a todos os que enviaram suas perguntas, em especial a Aninha Moura e a todos os Amigos do Via 33. Valeu!

10 comentários:

  1. Muito legal!! parabens pela intrevista! kda dia mais fã da banda!!

    abs

    ResponderExcluir
  2. Parabens galera. Blog maravilhoso e a entrevista então esta d+ parabens mesmo!! um forte abraço meu e de toda equipe omundocatolico.com

    ResponderExcluir
  3. Via 33 é a prova de que o rock católico pode mudar a vida muitos. Eles tem um trabalho maravilhoso com muita qualidade nas letras e no som! Eu escuto todos os dias!

    ResponderExcluir
  4. tGostei do blog e da intrevista concedida pela banda Via33, aprendi a gostar dessa banda devido a mensagem que a mesma trás e da humildade de cada inegrante. Deus abençõe!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a entrevista!!! Estão de Parabéns!!! O que dizer sobre o ViA33? Amo demais essa banda....e ainda mais os integrantes dela... ♥

    ViA33 faz parte da minha vida!!

    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Massa a entrevista, muito boa mesmo. Sou fã cada dia mais do via 33. Abrs galera fikem com DEUS, tamo junto é noizes.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao Olhando de Frente pela entrevista... e parabéns ao VIA33, por serem missionários para tantos jovens!!

    Com certeza "TamoJunto"

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. É isso ai...
    missão maravilhosa junto as jovens...
    que deram inicio a muito amor, discussões, humanidade, etc.. A Familia dos Amigos do ViA33 que o digam...
    ViA33 tamo junto sempre...
    é Nozes

    ResponderExcluir
  9. eles sãao demais cara, a música qe toca..e nos faz acreditar e ter cada dia mais fé... Deus está cm vcs...parabeens beeijos

    ResponderExcluir
  10. Aee irmãos, a paz esteja com vcs!!

    Que bom ver o trabalho desses meninos sendo divulgados! Louvado seja Deus!

    A Família ViA33, todos os ViAciados agradecem ao Olhando de Frente pela iniciativa! Deus abençoe...

    ViA33 já faz parte da minha vida e da minha história! #Tamujunto sempre!!

    Abs... PAZ!!!

    ResponderExcluir

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: