O alpinista

Incrível a tendência do homem a querer ser o melhor. Está em cada Tereza e em cada Rogério a vontade de superar o próximo passo sempre e sempre. Temos uma verdadeira obsessão pela perfeição.

Repare como você sempre quis ter o melhor estilo, as melhores roupas, a (o) melhor namorada (o), o melhor celular, a melhor mãe, o melhor tênis, etc., etc. Tá, ninguém gosta do que é ruim (dããã), todo mundo quer progredir (isso não é errado!), mas tem muita gente por aí que tá de olho essencialmente no que vai lhe trazer mais status, no que mais vai lhe envaidecer diante dos demais. Para isso, não veem problemas em literalmente pisar em quem estiver em seu caminho, achamos muitas vezes que o topo é nosso, que nosso umbigo foi feito para brilhar! Defendemos a nós mesmos e o que é nosso como superior. É aí onde mora o erro.

É infantilidade, é egoísmo acharmos que somos melhores do que outros por motivos tão fúteis, por tão pouca coisa. Viramos verdadeiros alpinistas desesperados por subir, mesmo que para isso precisemos fincar nossa bandeira sobre outros companheiros de escalada. Agimos de um modo negativo e lamentável. Enquanto nos exaltamos em nossas misérias, nossa pequenez se faz mais evidente.

Conheço um cara que passou Sua vida toda “se diminuindo” diante de todos. Esse cara foi quem contou que há muito mais do que esse mundo fraco em que vivemos. E foi Ele quem mostrou que de nada adianta sermos os primeiros aqui, onde tudo é transitório, “vaidade, névoa de nadas”.

O exemplo dEle foi dado há mais de 2000 anos e ainda caímos nos mesmos erros. Ainda somos cegos demais para admitir que a perfeição não nos cabe, somos egoístas demais para ver o quanto corrói o coração toda essa auto-exaltação.

“Grande eu não serei, mas em Teu coração me faço maior a cada curvar de joelhos”

Valeu!
Davi Ferreira

3 comentários:

  1. A busca pelo top da piramede de Maslow.. assim q vivemos... podemos ter um fusca mas queresmo uma Ferrari...
    Maslow explicou muito bem o q precisamos pra viver, separou em niveis, onde nos sempre esquecemos da base e queremos o top.. esquecemos o q é base para nós...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Mas somos falhos e precisamos estar atentos a essas coisas. valeu Davi!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse texto! Um pouco mais de humildade não faz mal a ninguém...muito pelo contrário.

    ResponderExcluir

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: