Bate-papo com VXM

Com um público cada vez maior, letras marcantes, um rock bem marcado e em destaque no site Palco MP3, a banda católica VXM bateu um papo descontraído conosco revelando a história e as novidades da banda.

imagens: Internet                                                                            

Para apresentar à galera: expliquem a origem do nome VXM.



VXM é a sigla da palavra Vexillum, antigamente o nome da banda era esse, mas por motivos de dicção (risos) optamos por abreviar, porque em todos lugares que íamos tocar ninguém conseguia pronunciar direito o nome (!). Em termos técnicos, a palavra Vexillum veio do latim e significa standart, era bastante utilizado pelos romanos e a Legião de Maria adotou esse símbolo mas alterou as imagens e o significado delas, e nós escolhemos esse símbolo pois esse movimento Mariano foi o primeiro grupo na Igreja do qual participamos, em resumo o significado teológico, é a ação do Espírito Santo de Deus em Maria que gerou Jesus para a Salvação da Humanidade.


Como se iniciou a caminhada de vocês dentro da Igreja e como isso levou à banda? Conte como nasceu a VXM.


Vamos responder na terceira pessoa tá...
Bruno, Leandro e Wilson iniciaram na Legião de Maria; foi o primeiro grupo que participaram ativamente dentro da igreja, depois conheceram a RCC e frequentaram grupos de oração, e desse grupos Deus despertou a vontade de formar um ministério de música. Depois de um tempo e de varias formações, entrou o Fernando na banda, também teve seu início de caminha de certa maneira num movimento mariano e como os outros conheceu a RCC e também frequentava os grupos de oração, foi num período em que a banda estava sem vocalista que surgiu o convite para ele passar uma experiência na banda, e graças a Deus deu muito certo.

Agora vamos conhecer os integrantes da banda. Sim, primeiro dia de aula na escola, apresentando-se!


Bruno: Tenho 22 anos, estava cursando Faculdade de Administração, tranquei no ultimo ano mas pretendo terminar ano que vem, sou guitarrista da banda VXM e também compositor, gosto de ler livros, assistir filmes, Jogar vídeo game (risos), sou bem humorado, apesar de que todos que me vêem pela primeira vez pensarem que sou muito sério, mas é que minha cara é feia mesmo (risos), namoro, vou completar 4 anos de namoro mês que vem, se Deus quiser, sou temporariamente funcionário do Estado, trabalho em escola, moro com meus pais, e... acho que é só!
Fernando: Tenho 21 anos, sou formado em auxiliar de enfermagem e hoje estudo música técnica vocal. Sou vocalista da Banda VXM e também componho, gosto de assistir filmes medievais - hehe, também jogar vídeo game. Moro com minha mãe e irmã! Pronto, falei um poquinho né?! (risos)


Vocês sempre foram católicos? Como foi a conversão de vocês? Falem sobre como Deus age hoje na vida de vocês.


Sim, sempre fomos católicos.
Bruno: Nasci em berço católico, mas me envolvi na missão e efetivamente me pus a serviço depois que entrei na Renovação Carismática Católica, quando pequeno já havia ido a grupos, mas foi aos 15 anos que através do convite de alguns amigos fui participar de um grupo de oração, e em um desses grupos senti forte dentro do meu coração que Deus me chamava, e resolvi entrar de cabeça.
Tudo que tinha de evento na igreja eu tava junto, era aquela loucura do primeiro amor, nossa como agente era louco!, nós cantávamos dentro dos buzão, com todo mundo ouvindo, uns gostavam, outros xingavam, mas agente nem ligava.
Nós saíamos pra pedir alimento nas casas pra fazer doação, saíamos de madrugada pra orar nos montes. Muito dez aquela época, hoje em dia sei o quanto esse período da chama do primeiro amor foi importante, pois daquele desejo de querer abraçar o mundo de uma só vez, Deus me permitiu fazer várias atividades e pude ter essas experiência em várias atividades na Igreja, já fui do movimento mariano como já citamos, já fui catequista, servo de grupo de oração entre outras atividades e pude descobrir, mesmo que em partes, minha vocação dentro dos serviços na Igreja, nesse período aprendi, com uma musiquinha do Pe. Jonas Abibi que diz uma frase muito profunda e importante: “Se você quiser servir a Deus, faça poucas coisas mas, as faça bem” e é assim que vejo Deus agindo em minha vida hoje em dia, o resultado das pequenas obras, de ser fiel no pouco, e assim como Madre Teresa de Calcutá dizia, "ser apenas uma lápis nas mãos de Deus".


Fernando: Comecei a ir à igreja com 15 anos em um movimento mariano chamado Rosa Mística. Verei vice-coordenador e depois de um tempo coordenador deste movimento. Depois comecei a ir em grupos de oração e gostava mais das partes do louvor (música). Daí entrei em um grupo de canto na igreja e gostei de cantar. Mas infelizmente me afastei de Deus por uns problemas em casa (separação dos meus pais e minha mãe com depressão, tudo issu me fez afastar de Deus).
Mas foi no final do ano de 2007 que Deus tocou na minha vida de uma maneira muito louca (hehe). Minha tia toca violão e sou muito apegado à ela. Nós ficávamos tocando violão e cantando musicas o tempo todo, mas quando ela foi viajar pra praia com o meu avô, a maré puxou os dois pro fundo. Meu avô conseguiu escapar, mas minha tia foi arrastada. Graças a Deus conseguiram tirá-la da água e levaram para um pronto socorro. O médico disse que ela não iria mas sobreviver e tal, que tinha entrado água no pulmão dela e ela também estava em coma. Minha avó ligou pra mim e avisou a noticia, naquele momento meu mundo caiu e chorei muito mesmo. Fui à casa de um monte de amigos mas não encontrava um apoio que amenizasse a dor que sentia, até que decidi ir até o Santíssimo e lá mais chorei do que pedi pra Deus (risos).
Pedi pra Ele livrar minha tia daquela situação e acabei fazendo um propósito com Deus que se Ele livrasse minha tia eu iria voltar pra Ele e me dedicar muito mais no louvor (música) e então sai do Santíssimo mais calmo. O acidente com minha tia aconteceu em um domingo, em dezembro de 2007 e no dia seguinte minha tia acordou do coma e se alimentava... E hoje está muito bem, com saúde. Essa foi a minha conversão de que Deus me queria de volta em seus planos e no mês seguinte o VXM começou a fazer o teste pra entrar um novo vocalista, onde acabei fazendo e hoje estou aí sendo o vocalista...




Que influências a VXM carrega em suas músicas?


Musicalmente falando quanto a ritmos e som, temos influências de banda seculares e católicas, CPM22, blink 182, Rosa de Saron, The Flanders, e por aí vai...
A principal intenção da Banda VXM é pegar influência desses estilos e acrescentar nossas ideias, trazendo algo novo pra Igreja e buscando fazer um som com nossa identidade.


Ser músico hoje não é fácil. Ser músico para Deus então, complica um bocado. Falem sobre as dificuldades que vocês já encontraram durante a carreira e como superaram.


Realmente não é fácil ser músico (risos), ainda mais sendo pra Deus né?! Ser músico em outras banda seculares digamos é mais “fácil” porque se acontece alguma discussão ou algo parecido ou acaba a banda ou alguém sai e pronto está resolvido. Agora pra Deus temos que vigiar sempre com o que falamos, agimos... somos muito visados por aqueles que nos acompanham então temos que ser exemplo de Cristo, evangelho vivo!

Passamos sim já experiências que só por Deus, tipo de chegar no local e sobre os olhares desconfiados e descrentes do povo, Deus agir de uma maneira que ninguém esperava, em algumas ocasiões “apelidados” de “banda do barulho” (risos), mas isso graças a Deus são provações que superamos, por que nosso objetivo é a evangelização! Agora sabemos que Deus age em nosso trabalho, e temos a certeza disso devido aos frutos que vemos, e quando Deus fala conosco nas sutilezas do dia-a-dia e através das pessoas que nos acompanham!


Agradecemos a Deus sempre por confiar para nós tantas missões e que as encaramos com uma grande batalha em busca da salvação das almas, revelando o Cristo que liberta e cura!



Avaliando a atual situação de nossa sociedade, como vocês veem as críticas à Igreja? Além da Igreja, vocês participam de algum outro movimento social?


Como todos nós temos visto em jornais, TV, revistas e internet, nossa igreja está sendo atacada e falam até em crise no Vaticano. Bom, já se sabe que a igreja Católica sempre foi alvo de muitas críticas, devido a sua visão e postura sobre vários assuntos polêmicos, na visão da sociedade modernista a Igreja deve ser mais flexível e aderir aos novos valores e conceitos que o mundo prega, quando na verdade a própria sociedade parece não se dar conta de que é por causa da transformação ou da falta desses valores que eles julgam ultrapassados, é que muitas tragédias acontecem, e que é por meio desses valores essenciais que a Igreja defende tanto do ponto de vista social quanto do religioso, que acontece o resgate da essência do humano e divino, vemos esses ataques, como uma visão preconceituosa e generalizada dos fatos, é a falta de enxergar com um olhar mais atento, um olhar que só é próprio dos sábios. E é como esta escrito na Bíblia “as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja de Cristo”.
Quanto a participarmos de outros movimentos sociais, participamos apenas dos movimentos dentro da Igreja (RCC e outros eventos).


Hoje a Igreja está sendo muito alvo de criticas e ofensas. Mas apesar das criticas, temos que vestir a nossa camisa de cristão e caminhar olhando sempre em frente, sendo guiados não pelas criticas ou homens,mas sim Deus, né!


O CD "Momentos" tem agradado a galera católica principalmente via internet. Conte-nos a história desse trabalho. As composições são da banda? Existe alguma música preferida?


É pela graça de Deus que estamos tendo esse retorno tão positivo desse nosso trabalho, agradecemos muito por terem escutado nossa mensagem através da música que na verdade é a mensagem de Cristo. Bom, a gravação do CD mesmo, foi feita em menos de um mês, mas as composições foram feitas e trabalhadas desde o inicio da banda, e graças a Deus tivemos um leque grande de opções de musicas para escolher e todas de composições próprias da banda. O nome “Momentos” escolhemos porque acreditamos que é uma palavra que representa bem todas as músicas, e que foram inspiradas nos momentos vividos no cotidiano. Quanto a escolher uma musica é difícil, mas todas as bandas têm que escolher uma musica de trabalho, no nosso caso é a Raros Momentos, somos em quatro mas cada um tem uma que diz mais sobre sua realidades, tipo: o Bruno gosta da "Quem me completa é Você", o Fernando da "Não sei mais o que faço", mas gostamos de todas, pois acreditamos que todas foram inspirações que Deus nos deu, e que de alguma forma irão evangelizar, por mais que saibamos o quão é difícil agradar a todos.
Fernando: Começamos a gravar o CD Momentos em fevereiro deste ano (2010), com canções próprias e marcantes, onde não só toca o nosso coração como o de qualquer pessoa que as escutem.
Músicas preferidas?! Hehe, difícil falar né, achamos todas legais mas temos sim: "Quem me completa é Você", "Não sei mais o que faço", "Não vou mudar" e "Raros momentos".


A banda tem crescido aos olhos de um público maior. Que perspectiva de futuro vocês tem para a missão da VXM? Quais os próximos projetos?


Hoje assumimos esse chamado de Deus de irmos para águas mais profundas. Não negamos que desde o início sonhávamos em gravar um CD e atingir um grande público, mas como não tínhamos muito uma noção dessa realidade éramos - e somos ainda - muito inexperientes nesse ramo, confesso que ficamos um pouco assustados com a maneira que gira o mundo da música, não tínhamos a ideia do quanto era difícil gravar um CD, e saber que essa era a parte fácil (risos)... E que a verdadeira dificuldade ainda estava por vir, que era a divulgação, fazer as pessoas te escutarem pra fazer valer apena ter gravado o CD e assim conseguir concluir a missão de evangelizar.


Pretendemos expandir a divulgação do Cd Momentos (aproveito pra agradecer ao espaço cedido pelo Blog Olhando de Frente) e fazer a gravação de um vídeoclipe, a longo prazo a gravação do segundo CD, no qual já começamos a trabalhar e quem sabe futuramente um possível DVD, sonhar não custa nada né? (risos), mas pedimos a oração de todos se for da vontade de Deus, que tudo isso seja alcançado na graça dEle.


Deixe uma mensagem para o Blog Olhando de Frente.


Agradecemos mais uma vez pelo espaço e pela atenção cedida por vocês, saibam que vocês estarão em nossas orações, e queremos parabenizar a todos por esse trabalho bonito de evangelização, que Deus ilumine a todos e derrame sobre todos vocês do Olhando de Frente as bênçãos que Ele tem para vocês, um forte abraço, fiquem com Deus.


Quer mais Banda VXM?
Acompanhe a banda também pelo blog, twitter, palcomp3 
Quer ouvir o CD Momentos? Clique aqui.

7 comentários:

  1. Pow conhecie essa banda a pouco tempo,mas ja estou amando!!
    Parabens pelo trabalho ....
    Esperamos que der tudo certo,para q a banda VXM Esteja aq no Tocantins em nosso evento!!
    Paz e Rock
    Fiquem com Deus...
    Raiane R. da Silva
    Colméia - TO

    ResponderExcluir
  2. Adorei o nome Vexillum!
    Me fez lembrar minha mãe que é presidente da Legião de Maria de Pindamonhangaba.
    Esse nome me é lindo. Pena que teve que ser adaptado mas, ficou bom também melhor que NXO ou KLB ou qualquer coisa do tipo.
    Sua banda tem um nome e tem uma razão de ser. Levar o nome de Jesus a todos.
    É muito bom ter bandas de jovens que espalham o amor a Jesus e a Maria. Enquanto tantos cantam sem saber a música dos Rolling Stones, sem saber que estão adorando ao demônio. Conhecem? The Rolling Stones - Sympathy for the Devil, parece canção de amor, mas são as palavras do próprio encardido (como diria o pe. Leo).
    Parabéns a vocês pela sua música e sua história.
    Deus esteja em seus caminhos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei... Linda a história da conversão do Fernando...
    Muito bom mesmo ter trocado para VXM... n saberia dizer vexillum... ou aprenderia com um pouco de tempo. rs
    É muito bom saber que as bandas vêem a responsabilidade que elas tem perante os jovens.
    A vida de oração de vcs tb é muito boa!!!!

    Grande abraço
    A Paz de cristo e o amor de Maria

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhhhh...... Mto boa a banda!
    Parabéns ao blog pela iniciativa e à banda por trazer mais um referencial ao rock católico!
    DEUS abençoe vcs...
    Não sabia a origem do nome... Gostei mto!
    Sejam sempre humildes meninos, que vcs vão longe...
    "Se sou fiel no pouco, Ele me confiará mais"...

    Paz&Rock&Santidade!

    ResponderExcluir
  5. Já gostava da VXM, depois de ler a entrevista, gostei mais ainda!
    A banda mostra pra gente que evangeliza de uma maneira linda, sem perder a essência do jovem, mas assumindo alegremente um compromisso com o Senhor, sendo perseverante e fiel nesse caminho!!
    Isso é muito lindo e incetivador!!!


    Muita paz, e que Nossa Senhora continue os iluminando!!

    Gabrielle

    ResponderExcluir
  6. EU sou suspeito pra falar dessa banda!
    um som q eu agrado d+! pessoas q eu agrado d+!

    a entrevista ficou show! parabens!!!

    ResponderExcluir
  7. Agradecemos imensamente a todos que postaram os seus comentarios em nossa entrevista. E também ao Davi ferreira por promover a entrevista e pelo espaço dado em seu Blog Olhando de frente. Agradecemos a Deus por estas pessoas que fazem parte em nossas vidas e em nosso caminho!

    Abraços

    ResponderExcluir

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: