Bate-papo com Vox Dei

Com uma linguagem leve e jovem, Mayra, Mayara e Leandro, da banda Vox Dei trazem letras simples e capazes de tocar o coração. Em entrevista ao blog Olhando de Frente, o grupo conta as histórias da banda, os projetos e partilham sua vida em missão de evangelizar através da música.



Contem-nos como surgiu a banda.



A Banda Vox Dei nasceu a dois anos atrás. Inicialmente fazíamos divulgação do trabalho das Cantoras de Deus, junto a um grupo de amigos, intitulados AmigosCD, que são pessoas que abraçam a evangelização junto com as Cantoras de Deus.
Com o tempo fomos formando uma identidade nossa, conhecendo melhor as vozes uns dos outros, compondo nossas canções, e tão logo veio o convite para a gravação do CD que recebemos com imensa alegria.
E Deus foi nos conduzindo no caminho ate aqui.


O Vox Dei antes de banda é um grupo de amigos. Mas, como vocês se conheceram?


Nos conhecemos em um show do grupo Cantores de Deus na cidade de Paudalho, interior de Pernambuco. Não temos dúvida de que esse encontro foi vontade de Deus, porque estranhamente, tivemos de superar muitos obstáculos para conseguir chegar nesse show. Lá, nos conhecemos e começamos a perceber as compatibilidades, gostos parecidos musicalmente e ideologicamente falando. A simpatia foi imediata e a amizade se fortaleceu com o tempo. Amizade fundamentada na fé.


Como vocês avaliam a atual juventude no Brasil?


É difícil avaliar a juventude e fazer um “diagnóstico” geral, (risos). Podemos falar do que encontramos por essas estradas, das coisas que vemos e ouvimos por esse Brasil. O que vemos é uma parcela cada vez maior de jovens preocupados com o planeta, com o social, com a saúde. Isso é maravilhoso! A grande questão é que muitos continuam sentindo um vazio que não conseguem explicar, e acabam seguindo numa busca eterna sem nunca chegar, nem perto, de encontrar o que procuram.
Acabam tentando preencher o vazio com qualquer coisa que encontram pela frente, e a cada decepção ele se torna ainda maior.
E eles vão cavando, cavando, até chegar ao fundo do poço.
A grande maioria precisa chegar no fundo do poço pra conseguir enxergar.
Como diz uma música nossa: “O fundo do poço é um recomeço, não é bem o fim”.
Algumas pessoas podem dizer que somos otimistas demais, mas preferimos acreditar que o ser humano nasceu pra ser feliz e a felicidade plena só pode vir de um lugar: O CÉU!


Qual o momento mais importante da carreira da banda?


Deus tem nos proporcionado muitos momentos especiais. Porém, o que mais nos marcou até agora foram os dias de gravação do CD. É mágico ver nossa voz e nossa mensagem se eternizando. Cada arranjo, cada nota, cada silêncio foi especial naqueles momentos. É mágico ver aquela canção composta no silêncio do seu quarto ganhando forma, ganhando VIDA. E a alegria é ainda maior quando se tem por perto amigos queridos, para dividir a alegria conosco. Até aproveito para agradecer também aqui,aos nossos amigos da MC produções e eventos que nos apoiaram desde sempre, nos incentivaram e foram essenciais para tudo acontecer. À Karla Fioravante (diretora vocal) e às Cantoras de Deus, amigas tão queridas que TANTO nos ensinam e apoiam nessa caminhada.
Outro momento que não podíamos deixar de lembrar foi a nossa estreia nacional, à convite do Pe. Joaozinho scj ,no Programa Papo Aberto, apresentado pelo professor Gabriel Chalita e exibido pela TV Canção Nova.
Por fim, cada show é único. Estar com o povo de Deus reinflama nosso ardor missionário. Cantemos!


Como vocês veem a grande missão de evangelizar através da música? Já pensaram em desistir?


A música é um meio de comunicação e evangelização muito importante. Ela chega a lugares onde a palavra falada não chega.
Cantar as coisas que Jesus ensinou é uma graça, mas também uma enorme responsabilidade. Não se pode simplesmente cantar, é preciso viver o que se canta, e isso nem sempre é tão simples quanto parece. Nós três,assim como todo jovem,temos nossas dúvidas, incertezas e inquietações. A certeza que temos é que devemos entregar nossas vozes a Deus, sem reservas.
Uma amiga muito querida nos disse uma vez que “A missão é árdua, mas é compensadora”, e acreditamos nisso.
Não é preciso ser cantor ou instrumentista pra ver como (em alguns lugares), o músico Católico é pouco valorizado. É só comparar um palco montado para um show de música religiosa com um para show de música secular. Confesso que esse é um, entre diversos fatos, que desestimulam o músico.
Nosso grupo é muito jovem ainda, há muita estrada para percorrer. Particularmente nunca pensamos em desistir, mas sei que os “obstáculos” existem,e que causam, sim, cansaço e desestímulo. Porém, sei também que voz de cantor de Deus não pode se calar diante das dificuldades, pelo simples fato de que cantamos em nome de Alguém Maior.



Falem sobre o novo trabalho de vocês, o clipe "Precisa-se de Santos".


O clipe foi algo que queríamos muito fazer, mas foi também um desafio. O roteiro, a filmagem, a edição... Tudo foi pensado e feito por nós, junto com uma equipe bem pequena. Foram quase dois meses para conseguirmos terminar de gravar (devido ao corre-corre da faculdade), dias banhados a muitas risadas (risos).


Acreditamos que conseguimos alcançar nosso objetivo: transmitir que Deus nos ama como somos; o que não significa, necessariamente, que somos aquilo que Deus sonha pra nós. Não importando com que roupa, ou de que jeito louvamos a Ele. Deus nos quer por perto!


Como vocês avaliam a música católica hoje?


A música católica tem crescido bastante, e vem ganhando visibilidade. Esse é o momento de mostrar o potencial dos nossos músicos. Dá gosto de ver como eles tem se aprimorado e buscado se capacitar, tanto na fé quanto na música, e esse equilíbrio é fundamental. A busca pela musicalidade e pela eternidade, devem caminhar juntas, quando decidimos dar nosso SIM à missão que Deus nos confiou. Ultimamente temos sentido falta de algo novo na música católica. Por isso achamos importante o diálogo com a boa música secular.  NÓS, músicos católicos, precisamos estudar ainda mais (risos). É como costumamos dizer: Ouvir! Filtrar! Extrair o que há de melhor e colocar aos pés de Jesus.
Deus merece o melhor! Sempre...


Qual o maior aprendizado que Vox Dei trouxe para seus integrantes?


Precisamos ser Voz de Deus JUNTOS! Uma única voz. Cada um com sua singularidade! Quando se trabalha em grupo é preciso comunhão na vida, paciência na convivência e harmonia... Sintonia!


Quais os próximos projetos da banda?


Continuamos com o projeto de fazer parcerias com outros músicos. A ideia é “trocar figurinhas” gravar juntos músicas nossas e deles e disponibilizar na internet. Somar os dons...
A ideia está sendo sonhada e rezada. Se Deus quiser será colocada em prática muito em breve.


Deixe uma mensagem para o blog Olhando de Frente.


Estamos muito felizes pelo convite. Contem conosco e com a nossa amizade sempre!
Deus abençoe a missão de toda a equipe do blog e de todos os leitores.
Que possamos ser luz no mundo!
A fé nos une...


Carinho e orações...


Mayra, Mayara e Leandro (Banda Vox Dei)

2 comentários:

  1. Que Deus Abençoe sempre e cada vez mais a BandaVoxDei!
    Pessoinhas que me fazem sentir mais perto de Deus...!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. É sempre maravilhoso ouvir e ver Banda Vox Dei evangelizando em todos os meios de comunicação.
    Peço a Deus q continue guiando seus passos e iluminando seus caminhos.
    Bjus e saudades desta q é um pequenino grão de areia e que viu surgir este maravilhoso grupo. Lucinha

    ResponderExcluir

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: