Do zero não dá

"Daqui pra frente, tudo vai ser diferente!"  Ah, que beleza de verso cantado, não? É, cantado, lido, declamado, beleza, mas... e vivido? Quantas vezes você já não se prometeu, de peito estufado na frente do espelho, que toda aquela "tralha" errada que faz/fazia parte de sua vida iria desaparecer de uma vez e para sempre? Não é mal admitir que tal promessa caiu por terra zilhões de vezes, a menos que eu e todo mundo sejamos exceções, acho que você não é o único.


Certamente, assim como eu e todo mundo (de novo!), você já deve ter ouvido aquele lance de "mudar de vida", de deixar para trás tudo o que lhe incomoda, o que lhe machuca e recomeçar do zero. Lamento, mas do zero não dá! Seguinte, mesmo que uma vida seja marcada por constantes derrotas, tristezas, fraqueza, mentira, etc, etc. insisto: não jogue isso fora!

Independente da sua fé e do que você acredita, perceba que uma função básica do ser humano (você, eu e todo mundo novamente!) é aprender. Se passamos por n momentos difíceis, posso garantir que algo foi aprendido. Quando erro o trajeto para chegar à uma rua, aprendo pelo menos que não é por tal caminho que chego ao meu objetivo, sacou?

Se queremos mesmo crescer - acredito que seja isso que queremos -, temos em mente um monte de coisa errada na bagagem, experiências boas e outras nem tanto. Um punhado de palavras e promessas orgulhosas na frente do espelho e outro punhado de lágrimas pela frustração da autopromessa. Nada pode ser perdido.

Nosso caminho se faz assim, nas tentativas de acerto. Se vamos ter êxito ou não, só dá pra saber tentando, sem medo do erro, mas sabendo conviver com ele. Um erro que lança pistas, um trajeto errado que elimina uma opção de caminho facilita - ou reduz a dificuldade - da caminhada. O que precisamos (dessa vez não eu, você e todo mundo, mas única e especialmente cada um de nós) não é necessariamente "recomeçar do zero", mas juntar os cacos, pôr tudo na mochila e seguir em frente.

Segue vídeo da música "Folhas do Chão" (Rosa de Saron) para refletir:



Valeu!
Davi Ferreira

Um comentário:

  1. Muito, muito legal! Eu sempre costumo dizer que posso ate me arrepender dos meus erros, mas se não tivesse passado por eles, não estaria como estou hoje. Nada acontece na nossa vida por acaso, e temos que aprender mais a cada situação, boa ou ruim, para sermos cristãos e seres humanos melhores.

    Deus abençoe! o/

    ResponderExcluir

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: