Uma estrada para um fim


Seu suco de fruta com "espuminha e tudo!". Se liga no tal suco em pó, pois é, nele pouco há da fruta original - ooooooh!. Aí entra em cena uma série de fatores e facilitantes que podem explicar o porquê desta "industrialização" da fruta, mas isso vocês já fazem ideia, certo? Da fruta original ao produto final, do sentimento à expressão, da ideia à execução... sim, há uma ponte loooooooonga sobre tudo isso.



Já deu pra sacar que o lance do suco é apenas um exemplo - o mais ilustrativo possível - destas pontes que existem entre nós e a origem do que "consumimos". Pra ser mais objetivo: o que se passa no blogueiro, antes de virar post é digitado (ah, vá!) e só então lido e interpretado. Neste processo, a ideia original acaba se desviando, se moldando, se modificando. Podemos dizer que tudo o que vemos por aí tem o "algo por trás", tem uma ideia original.


Volta e meia, no meio cristão, discussões surgem no que diz respeito às origens eclesiais. Qual foi a ideia original? Estamos correspondendo? De quem foi a iniciativa? Controle seu queixo e seus cabelos (para que eles não caiam ou se levantem), mas é preciso admitir que a Igreja é formada por humanos, pessoas, falhos como todos. Fatores como os que levaram à industrialização da fruta em pó, também se apresentam nestes outros casos.


O sabor do nosso suco é o mesmo da fruta, pasmem! A essência santa de uma Igreja é a essência do divino, do que transcende, dEle. Isso é real, inegavelmente. Mas atenção: nem todos os sucos preservam com fidelidade o sabor de sua fruta originária. Do mesmo modo, inocências e ingenuidades à parte, há sim muito de erro e pecado nos membros de uma igreja. Erros inerentes aos seres humanos, se o sabor da fruta oscila entre o real e o mais cômodo, é porque, mais uma vez, ainda não perdemos a condição de humanos, TODOS.


A melhor maneira de se chegar ao sabor da  fruta é colhendo-a direto da árvore. Mas frutas não nascem na grama. É preciso subir na árvore, ou usar uma escada, apoiar-se confiante em algo que lhe sustente. Na busca por Deus, não precisamos "subir", precisamos "entrar". Não vai ser no desafio às nuvens que O encontraremos, mas na árvore do interior do nosso coração. Temos também a necessidade de um apoio nesta caminhada, um apoio vivo, firme, confiante, seguro. Uma estrada para um fim. Uma árvore para o fruto. Uma Igreja para um Deus.


Valeu!
Davi Ferreira

4 comentários:

  1. Tava com saudades daqui!
    Numa caminhada de Igreja temos que ter cuidado ao escolhermos pessoas como nossos modelos e exemplos. Pessoas erram, caem, pecam, desistem e voltam. A Igreja é Santa, é de Deus, mas as pessoas às vezes, escolhem não ser.
    Nossos modelos devem ser os Santos, que conseguiram. Os verdadeiros vitoriosos.
    Beijos

    http://letraslviros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cara a sua analogia é óptima.
    Vou explorá-la mais um pouco.

    Há quem diga que suco é tudo igual,
    o que importa é matar a sede.
    Eu discordo, se não tiver um selo de qualidade,
    comprovando um mínimo de autencidade do sabor original você está sendo enganado.

    Tem outro que dizem que o suco é o ópio do povo,
    só serve para colocar um pouquinho de doce na boca dos tolos.
    E isso se deve também à falta de qualidade de alguns sucos.
    Se o suco não tiver um minimo de vitamina, que acrescente algo a sua nutrição diária,
    esse suco tem mais é que ser jogado fora mesmo.

    Mas tão temerário quanto se contentar com qualquer suco é ir buscar o fruto por si.

    Pois há que diga:
    Ah, eu não tomo nenhum suco, eu subo sozinho no pé.

    Que graça tem comer a fruta só? Quem garante que a fruto não tem bicho?
    E todas as vezes que você provou do suco, bom ou ruim, quando ainda não alcançava o galho?
    Agora vai cuspir no copo que tomou???

    Não esqueçamos que acreditar no Espírito Santo também significa acreditar
    que a matéria prima, o processo de fabricação e até as pailas gustativas participam,
    ainda que de maneiras diferentes, da mesma realidade.

    Brindo à Casa,
    Brindo à Vida...
    Saúde!

    ResponderExcluir
  3. uau
    mtooo massa a reflexãooo, poderia ainda arriscar a acrescentar que Deus é o verdadeiro sabor da vida.
    Parabens aeeee
    mtooo bom

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post! Vale lembrar também que não devemos julgar a fruta apenas pela sua aparência e pelo seu sabor. Há frutas que têm um aspecto feio e nem são tão gostosas, mas que fazem muito bem à saúde.

    Por isso, não devemos ficar reclamando muito da vida e sim vivê-la da melhor maneira possível junto de Deus.

    ResponderExcluir

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: