The Flanders: "Deus merece esta festa!"

A banda de rock católico The Flanders comemora seus 10 anos de carreira com muitas novidades. Fábio Coelho, baixista da banda, faz um balanço da missão evangelizadora dos Flanders, do atual cenário musical católico e conta em primeira mão detalhes dos projetos de celebração do aniversário da banda.

Como surgiu a banda? Qual o objetivo inicial de vocês?

O Tchelão, na época ainda vocalista do Rosa de Saron, montou paralelamente o Flanders. Tchelão fazia shows dividindo os vocais das duas bandas. A ideia inicial era que o Flanders fosse apenas um projeto paralelo sem grandes pretensões, mas Deus quis que o Flanders caminhasse com as próprias pernas e o Flanders virou uma realidade. As primeiras músicas começaram a tocar em muitos lugares e o Tchelão enfim, assumiu o ministério e gravou o primeiro Cd com a gravadora Codimuc. O objetivo sempre foi um, evangelizar de forma descontraída oferecendo ao jovem uma proposta nova, inovadora e responsável de falar de amor, amor de Deus!!


Depois de 10 anos de carreira, como vocês avaliam o crescimento do Flanders?


Sem dúvida estes 10 anos são um marco para todos nós!! São muitas e muitas alegrias e surpresas que vivenciamos nas viagens. Testemunhos maravilhosos que também nos fazer crescer e amadurecer!! Estar no Flanders é uma imensa responsabilidade. Entendemos que estamos infiltrados em uma faixa etária muito delicada, que são os jovens, adolescentes e crianças... e a evangelização para esta faixa etária não é simples de se fazer! Evangelizar quem já está evangelizado é tranquilo, é chover no molhado, agora evangelizar que ainda tem dúvidas, medos, problemas dentro de casa, quem é rebelde, evangelizar um ser humano em formação é tarefa de muita responsabilidade!! Amadurecemos muito, todos os dias, a cada testemunho, a cada abraço, a cada gesto de carinho que ganhamos, algo muda em nós!! Temos também a dificuldade diária que ninguém vê, ninguém sabe, e não são poucas! Se manter respirando depois de 10 anos é obra de Deus mesmo e de muita luta, amor pelo
que fazemos e acreditamos!!


O CD Reverso pegou muita gente de surpresa. Não havia mais as músicas engraçadas dos discos anteriores. Que mudança vocês vêem no Reverso? O estilo do Flanders vai mudar dele em diante?


Boa pergunta!! (risos)... mas é uma ótima oportunidade para colocar luz nesta "mudança" percebida por vocês!! A discussão pela mudança ou não de algumas características do Flanders foram discutidas logo após o lançamento do segundo Cd foram anos de conversas,
orações, discussões!! Quando decidimos iniciar o projeto para o Cd Reverso muita coisa aconteceu, problemas e mais problemas, muitas provações!!
A dificuldade de conseguir dar um rumo ao material, de compor, pois nunca havíamos trabalhado juntos, etc, tudo estava
difícil!! O Cd Reverso nos colocou junto para trabalhar pela primeira vez no que diz respeito
à composição. Neste período teve a saída do Paulo (ex-baterista), a entrada de um novo (ex) baterista (Daniel Person). A entrada de um novo integrante não é simples pois tínhamos compromissos para cumprir, shows etc... E tivemos que recomeçar do zero, para com as composiçoes e ensaiar os shows, músicas antigas com o novo baterista (na época o Daniel Person).
Após alguns meses recomeçamos o projeto! Colocada a casa em ordem recomeçamos a compor o material para o Cd Reverso. Mergulhamos de cabeça e conseguimos encontrar nosso ritmo e tudo fluiu de forma positiva. Enfim, sabíamos que precisávamos mudar sem descaracterizar o Flanders. Havíamos amadurecido e passado por tantas coisas complicadas sentíamos que nossas mensagens precisavam ser expostas de uma forma diferente. Reverso foi a resposta para tudo que estava em nossos corações.
O estilo para o próximo Cd não será alterado assim como Reverso também não foi alterado. Se perceber bem, trabalhamos muito nos arranjos, melodias, estrutura das músicas e as letras ficaram um pouco mais maduras, mas o Flanders ainda esta lá. Não gostamos de nos sentir presos em estilos, em modinhas, fazemos o que nosso coração nos pede!! O próximo Cd poderá ser uma mistura entre Reverso, e os dois primeiros CDs...quem sabe? (risos)
O prêmio de Melhor Álbum Alternativo no Troféu Louvemos o Senhor de 2010 e o retorno positivo de vocês, amigos e fãs, foi um dos melhores presentes que podíamos receber para nos mostrar que realmente estamos no caminho certo!!

 
"O Flanders é pura alegria... assim como Deus também é!! Pagamos um preço alto por sermos tão diferentes!! "
O bom-humor é marca registrada do Flanders. Fale sobre essa dinâmica de trabalhar Deus de uma forma divertida.

O bom humor do Flanders é o que nos diferencia na música católica e gospel e porque não dizer que nos diferencia de muito que existe no mundão!! O bom humor será sempre o nosso carro chefe, nossa principal característica. Vocês podem estar pensando agora - "poxa vida, mas acabaram de responder lá em cima que Reverso está mais maduro e como pode dizer
que o bom humor é a principal característica?" - Sim, o bom humor é a nossa principal característica, pois a levamos em nossas vidas, em nossos atos, palavras, gestos!! Se Reverso hoje é maduro, não significa que perdemos a nossa alegria, em nossos shows, a diversão em parceria com Deus é o que sempre nos acompanhará!! O Flanders é pura alegria... assim como Deus também é!! Pagamos um preço alto por sermos tão diferentes!! Do lado de fora, muita gente não vê e não sabe os preconceitos que sofremos por sermos "alegres"!! Esta imagem nem sempre é bem vista por organizadores de eventos católicos e ou parte pequena da cúpula católica!! Mas sabemos que nosso trabalho e missão é
maior que qualquer preconceito, estamos abrindo portas definitivas para a nova safra de músicos cristãos que com certeza, num futuro próximo, terão muito mais liberdade e respeito para se expor em nome de Deus!! Somos desbravadores de Deus...(risos) Esta dinâmica divertida do Flanders é natural do Flanders, Deus é alegre, é vida, é luz, é bom humor, é sorriso... e entendemos que as crianças, jovens e até adultos devem ser assim, felizes, sorridentes!! Jesus Cristo enquanto esteve conosco na Terra como ser humano teve como uma de suas maiores missões, fazer o homem sair do engessamento intelectual, queria ver o homem feliz, pensante, livre, sem ansiedades...tendo condições de reescrever a sua própria história!! O Flanders na sua pequenez tenta fazer o mesmo com os jovens!! Queremos jovens
alegres, sorridentes, livres, responsáveis, amorosos! Sabemos que com bom humor tudo ficar mais fácil!! Jesus era um ótimo contador de histórias...o Flanders também tenta ser... (risos)
O mais brincalhão da banda? hummmmmmm...sem dúvida hoje é o Dener (baterista), o cara é impossível!! Tem viagens mais longas que imploramos para ele dormir...ahahahah...ele é hiperativo!! Todos temos ritmos diferentes, alguns brincam muito, outros menos mas no final todos brincam sempre!! Colocaremos no DVD muito do que vivemos na estrada!!

 
Vocês já abriram shows de bandas seculares como Fresno e NX Zero. Como é tocar evangelizando em meio a shows de bandas seculares? Há um bom recebimento do público?

Sim, tocamos com Strike, NX Zero, Fresno, Charlie Brown jr, Hevo84, Hateen...etc
Sempre é uma grande experiência tocar em lugares diferentes, públicos diferentes, mundos distintos!!
Nada acontece a toa!! Nestes shows aprendemos muitas coisas, boas, ruins, mas aprendemos!! Nos tornamos mais profissionais no que diz respeito à organização de palco, estrutura de show, equipe... inegavelmente todas estas bandas acima que citei são muito
profissionais e contam com uma estrutura gigantesca.
Se temos que nos nivelar profissionalmente, que nos nivelemos por cima e não por baixo!! Foi uma grande experiência que nos rendeu amizades e bons frutos.
Destes frutos nasceu a participação super especial do Marcelo, vocalista do Strike, e Koala, vocalista do Hateen!! Não foi fácil efetivar a participação do Marcelo e do Koala no CD Reverso, mas a amizade e o respeito deles pelo Flanders facilitaram tudo!
Bom, vocês devem imaginar que evangelizar um público que muitas vezes ouviu falar de Deus duas vezes na vida não é uma tarefa das mais fáceis!! Não podíamos chegar com os dois pés no peito daqueles adolescentes, primeiro que não é nossa característica, segundo porque não funciona!! O que facilitou imensamente nosso trabalho foi sem dúvida o jeito extrovertido que o Flanders tem... a mensagem chegou a cada um dos jovens de maneira sutil mas eficiente!! Estávamos pescando em mar aberto e podemos afirmar que o mar estava furioso e cheio de
tubarões...mas não naufragamos... (risos)!! pescamos muitas vidas ali e isto nos deixou orgulhosos!!
O público sempre no acolheu bem!! temos que deixar claro aqui que aquele público que vai nos shows de Fresno, NxZero etc não é diferente em absolutamente nada do público que acompanha o Flanders e outros ministérios, todos são seres humanos e todos têm que ser respeitados assim como o Flanders, que em muitos festivais seculares era a única banda Cristã também sempre recebeu muito respeito e carinho da grande maioria que não nos conhecia!! Respeito é a palavra chave, respeito e carinho!!

 
"Somos a favor do 'diferente', do inovador, do verdadeiro..."

Como vocês avaliam a atual música católica do Brasil?


O mercado hoje sem dúvida é melhor do que 20 anos atrás!! Existe mais respeito, existem mais oportunidades também. Mas mesmo assim, o mercado ainda é desorganizado e bairrista!! No que diz respeito a organizações de shows, os católicos ainda tem muito que aprender, é raríssimo as organizações de shows que efetivamente conseguem fazer um evento de sucesso!! Halleis são bons exemplos de boas organizações pois fazem imensos eventos sem retorno significativo, como muitos sabem a entrada nos Halleis é franca!! Em compensação, muitos outros eventos que participamos têm dificuldades. Muitos dos
organizadores que nos contratam na verdade são fãs, com pouca ou nenhuma experiência com relação à organização de eventos. Outros organizadores são músicos de ministérios que tem como sonho abrir um show do Flanders e ai também encontramos dificuldades!!
Organizar um evento seja ele católico ou não requer primeiro de tudo "organização"...(risos), requer boas parcerias, conhecimento técnico (palco, PA etc), uma boa equipe, precisa imensamente de divulgação eficiente para que no final possa haver um retorno saudável e compensador e muitas vezes o que vemos são organizadores endividados!! As novas bandas e ministérios!! Bom, o mercado engessou. A venda de Cds hoje é uma realidade falida!! Nenhuma gravadora seja católica ou não sobrevive mais de venda de Cds e ou DVds por isto a dificuldade de lançar novos talentos!! Hoje a parceria entre o artista e o selo funciona muito bem mas o artista (ministério) precisa ter organização, competência, diferencial e persistência para seguir em frente!!
Na festa do Troféu Louvemos o Senhor tivemos a oportunidade de conferir novos artistas da música católica e infelizmente constatamos que o mercado não tem muito destas grandes novidades que esperávamos conhecer!! É tudo muito igual, é tudo muito previsível. Ninguém arrisca nada de novo, ninguém se atenta ao mercado, as novidades, quase todo mundo
prefere o famoso "arroz com feijão" e ai o mercado católico perde fôlego e brilho!!
Em uma determinada categoria do Troféu Louvemos o Senhor, observamos 5 ou 6 novos artistas disputando o prêmio e no final da apresentação parecia que todos
os 5 o 6 artistas eram a mesma pessoa!! Tudo igual, sem criatividade nenhuma!!
Somos a favor do "diferente", do inovador, do verdadeiro...o jovem católico precisa ser incentivado a ter coragem e ousadia para criar, pensar, expor sem medo o que esta no seu coração sempre de forma responsável respeitando a Igreja!! Ao mesmo tempo que parecia que o mercado secular estava descobrindo o mercado católico, com a chegada do Rosa, por exemplo, na Som Livre (Globo), nada disto aconteceu de fato. O que se privilegiou no mercado secular foi a "venda" de "Padres artistas". Nada contra a nenhum padre que é
cantor/evangelizador, temos um imenso carinho e respeito pelo Fabio De Melo que sempre foi um grande incentivador do Flanders. O mercado secular definitivamente não tem muito
interesse no mercado católico e sim no evangélico!!
Isto é fato!! Uma pena!!

 
Há uma música preferida pelos integrantes durante os 10 anos da carreira? Qual e por quê?

Olha, a música chave da história do Flanders inegavelmente é Santo Anjo. Impossível fechar os olhos para esta música que tem vida própria... (risos)
Mas sabemos que o Flanders não se solidificou apenas por uma música, todas as outras músicas têm sua parcela de responsabilidade em nossa caminhada!!
Claro, tem músicas que gostamos mais, outras menos...normalmente quando lançamos um Cd novo, as músicas do Cd Novo se tornam mais atraentes mas depois tudo se iguala!!
Por exemplo, ha muitos anos não tocamos Alienígena...(risos)...mas vamos fazer uma releitura
dela para ressuscitá-la...(risos)

"Troféu Louvemos o Senhor 2010 foi uma
das maiores emoções que sentimos em nossas vidas"
 
Vocês receberam o prêmio Troféu Louvemos o Senhor 2010. Qual a importância desse prêmio para a banda?

Sim, receber o prêmio de melhor cd alternativo no Troféu Louvemos o Senhor 2010 foi uma
das maiores emoções que sentimos em nossas vidas!! No Brasil não existe premiação mais importante que o Troféu Louvemos o Senhor, por isto dignificamos e damos sim o valor imenso a este prêmio. Foi um divisor de águas para o Flanders, pois como citei acima, o Premio Troféu Louvemos o Senhor 2010 de melhor álbum alternativo e toda resposta positiva de vocês, público, nos assegurou que estamos no caminho certo. Não pensem que não sentíamos insegurança, receio antes do lançamento do Cd Reveso, sentimos sim muito medo...ansiedade!! A resposta final não poderia ter sido melhor!!


Vocês em alguns momentos já viveram alguma situação de preconceito por tocar para Deus? E dentro da Igreja, vocês já foram criticados por tocar rock ou por causa de brincos e tatuagens?

Preconceito por tocar por Deus não!! Nunca tivemos problema com isto!! Dentro da igreja sim...tivemos a tristeza de ler um testemunho do Padre Roberto (Toca de Assis) que falava sobre o rock católico e infelizmente ele generalizou, errou!! Ma enfim, já passou! Página
virada!! Por outro lado temos Padres e líderes católicos que sempre foram nossos incentivadores, Eraldo Mattos do Anjos de Resgate, Padre Fabio de Mello, nosso grande amigo e orientador, Padre Junior (Sumaré) etc...
O rock sempre sofre mais por ser rock!! A tatuagem e brincos serão eternamente contestados!! Não sofremos questionamentos severos e constantes não!! Não incentivamos ninguém a se tatuar, usar brincos. Nunca fizemos isto e nem faremos, o que esperamos é que os jovens sejam antes de tudo questionadores, pensadores, que tenham personalidade para fazer o que acha correto!


Há alguma história ou momento especial que marcou a carreira dos Flanders nesses 10 anos?
Há muitas historias e citar uma ou duas seria injusto porque cada historia tem seu devido peso para quem as vivenciou!! O que nos mantém na estrada é a certeza de que Deus espera isto de cada um de nós, Deus acredita que podemos ser ferramentas para mudar vidas, por isto seguimos em frente apesar de todas as dificuldades!! Não poderia aqui responder pelos
outros integrantes porque cada um também vive e viveu alguma situação inesquecível.
O que posso afirmar é que o primeiro show com o Flanders onde eu, o João e o Marza participamos foi uma sensação única e inesquecível. O show aconteceu no Credicarhall em São Paulo, na festa de 15 anos da Gravadora Codimuc... ali foi nossa estreia, e a volta do Flanders também depois de 5 anos quase inertes!! Foi muito especial!!


Já sabemos que vai rolar um DVD ainda em 2010. O que pode ser adiantado sobre este novo trabalho?

Sim, O DVD comemorativo aos 10 anos de vida do Flanders vai acontecer de fato!! Deus plantou este projeto em nossos corações! Não será fácil, não está sendo fácil mas Deus nos mostrará o caminho a seguir para concretizar mais um sonho!!
As conversas técnicas já estão acontecendo e estão adiantadas. O que não temos pronto é a produção do show... palco, cenografia ainda não foi discutida! Mas podemos adiantar que será pura energia e diferente de tudo que o mercado católico já presenciou... será eterno!! Mais uma vez vamos ousar, inovar!!
Faremos a comemoração de 10 anos de vida neste DVD e seria impossível não passar pelos três CDs do Flanders. Teremos participações mega especiais tanto do meio secular quanto do meio católico (Rosa, Anjos, etc...), muitos amigos, novas versões de musicas antigas, medley novo...e muito rock!!
Do DVD do Flanders vocês já podem esperar muito rock, muita energia, muuita alegria, muito Deus!! Seremos inovadores!!
Quem puder participar da gravação não vai se arrepender...a festa será GIGANTE!!
Deus merece esta festa!


"Deus merece esta festa!"
Quais os próximos projetos do Flanders?
Temos agora nos próximos dias o primeiro projeto de 2010 que será o vídeoclipe da música Alice. Gravaremos no início de Junho!! Aguardem(risos)... o clipe será também inovador diferente de tudo que já viram!!
Paralelamente ao clipe estamos com o projeto do DVD comemorativo dos 10 anos do Flanders que está previsto para Agosto!!
E final de 2011 ou começo de 2012, um novo Cd...


Deixe uma mensagem para o Blog Olhando de Frente.

Amigos do Blog Olhando de frente, agradecemos a oportunidade de estar aqui mais perto de vocês!!
Obrigado por todo carinho e respeito. Esperamos que estejam sempre com o Flanders nos apoiando nos shows, twitter, nos acompanhando no site oficial http://www.theflanders.com.br/, nas nossas comunidades oficiais do orkut.
Que Deus os abençôe sempre, com amor, paz e muito Rock.
Sejam jovens pensadores, ousados, amorosos e que sua fé seja sempre intocável!!
Forte abraço a todos!

3 comentários:

  1. karas eh por issu ki eu amooooo o flanders!!!!!!
    além d serem católicos ainda saum LOKOS fato!!!!!

    entrevista dahora ah i bom ver tbm ki vo6 naum param di inovar i eh isso ki ajudar a manter jovens na igreja o novo o diferente pq Jesus tbm inovou i marcou para sempre.

    Força na missão i tamo junto!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa a entrevista tá perfeita, contando um pouco da trajetoria da banda e alguns fatos importantes. E claro como não comentar o que eles disseram sobre a musica Santo Anjo ter vida, eu me lembro quando ouvi essa musica pela 1° vez ele vibrou dentro de mim e me vez transbordar de alegria, Flanders é assim pura alegria... e claro os meus amigos que apresentei os CD's do Flanders todos ficaram maravilhados e suas familias tb lembro de uma vez q empresntei um CD para uma amigo e quando fui na casa dele estava ele e a mãe dele cantando "O sapo sai bem cedo para trabalhar de um lado para o outro não para de pular" foi ilario... e o CD Reverso que aguardei mto para ouvi-lo, o espera que valeu a pena perfeito de mais... e para terminar eles msm nos lembrarm de algo mto importande na entrevistas... "Deus acredita que podemos ser ferramentas para mudar vidas, por isto seguimos em frente apesar de todas as dificuldades!"... a esse amigos dos Flanders com sua Alegria que Deus continue abençoando muito.

    ResponderExcluir
  3. Louvado seja DEUS!! Vcs fazem a diferença na música católica! DEUS abençoe todos!!
    E parabéns também ao blog Olhando de Frente... Mto bom! Já to segindo e retornarei sempre! hehee

    Aproveitando... Mto bom tbm a entrevista com a Banda Ecclesis... Uhuhhhhh

    Gostaria de sugerir uma entrevista com o ViA33 e com a Banda HN!!!

    DEUS abençoe a todos! Paz&Rock =)

    ResponderExcluir

Tem alguma sugestão, crítica, reclamação? Sua opinião é muito importante! Fique à vontade para deixar sua mensagem sobre o Blog Olhando de Frente: